Lars Von Trier pede desculpa por citação a Hitler

Cineasta provocou polêmica durante entrevista coletiva no Festival de Cannes

iG São Paulo, com AFP |

O cineasta dinamarquês Lars Von Trier pediu desculpas nesta quarta-feira (18) por ter afirmado no Festival de Cannes que compreendia Adolf Hitler. "Se eu ofendi alguém esta manhã com as palavras que disse na coletiva de imprensa, peço desculpas sinceras", indicou o diretor em um email enviado à AFP por um dos produtores de seu último filme."Não sou antissemita ou racista de qualquer maneira, e muito menos nazista", destacou.

Durante a entrevista coletiva após a exibição de seu novo filme, "Melancolia", que está na competição oficial de Cannes, Von Trier falou sobre a influência da cultura germânica em sua vida. “Eu achava que era judeu, era muito feliz por isso. Mas aí descobri que era nazista, quer dizer, minha família era alemã”, disse. “Eu entendo Hitler. Claro que ele fez algumas coisas erradas. Mas eu o compreendo. Claro que não sou a favor da Segunda Guerra, não sou contra judeus, nem Susanne Bier (a diretora de “Em um Mundo Melhor”), Israel é complicado. Mas e agora, como termino essa frase?”

"Melancolia" foi apresentado para jornalistas nesta quarta-feira em Cannes. Além do diretor, também participaram da entrevista coletiva as atrizes Charlotte Gainsbourg e Kirsten Dunst. Sobre o filme, Von Trier disse que “não é tanto sobre o fim do mundo, é sobre um estado mental. Passei por estágios melancólicos na minha vida. Estou feliz de estar aqui.”

    Leia tudo sobre: canneslars von trierkirsten dunstmelancolia

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG