Karim Aïnouz estará no júri de curtas do Festival de Cannes

Diretor brasileiro também vai premiar destaques da mostra paralela Cinéfondation

iG São Paulo |

O diretor e roteirista brasileiro Karim Aïnouz ("O Céu de Suely", "Madame Satã") vai integrar o júri de curtas-metragens do Festival de Cannes 2012 , que também premia os integrantes da mostra Cinéfondation, dedicada a produções universitárias.

Siga o iG Cultura no Twitter

O júri será presidido pelo celebrado cineasta belga Jean-Pierre Dardenne, responsável com irmão, Luc, por filmes como "O Garoto da Bicicleta" e "A Criança". O grupo é completado pela atriz canadense Arsinée Khanjian (que esteve na Mostra de São Paulo em novembro, acompanhando o marido, Atom Egoyan ), pelo diretor e romancista francês Emmanuel Carrère (palestrante da Flip 2011) e pelo cineasta e diretor de fotografia chinês Yu Lik-wai (seu último filme, "Plastic City - Cidade de Plástico", é uma coprodução com o Brasil).

Aïnouz já esteve em Cannes no ano passado, quando exibiu "Abismo Prateado" na Quinzena dos Realizadores . Inspirado numa música de Chico Buarque, o longa estrelado por Alessandra Negrini participou da competição do Festival do Rio e tem previsão de estreia em circuito comercial em abril. Assista a um trecho do filme

Atualmente, Karim Aïnouz se dedica às filmagens de seu novo longa, "Praia do Futuro" . As primeiras cenas foram gravadas em fevereiro na Alemanha, com Wagner Moura no papel principal e participação do ator alemão Clemens Schick.

O Festival de Cannes 2012 será realizado entre 16 e 27 de maio na riviera francesa. "Moonrise Kingdom" , novo filme de Wes Anderson, será exibido na cerimônia de abertura. O cineasta italiano Nanni Moretti ( "Habemus Papam" ) vai presidir o júri oficial da 65ª edição do evento.

    Leia tudo sobre: karim ainouzfestival de cannescinema

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG