Festival de Cannes homenageia ator Jean-Paul Belmondo

Ator ganha jantar de gala após premiére de documentário sobre sua carreira

iG São Paulo |

Getty Images
Jean-Paul Belmondo
O ator francês Jean-Paul Belmondo, de 77 anos, receberá uma homenagem durante o Festival de Cannes 2011 . No dia 17 de maio, após a premiére do documentário "Belmondo, The Career", de Vincent Perrot e Jeff Domenech, o ator será recebido em um jantar especial organizado pelo festival.

Belmondo consolidou sua carreira como um dos maiores atores do cinema francês durante os anos 60. Começou a carreira trabalhando com diretores como Jean-Luc Godard ("Acossado", de 1959, "Uma Mulher é Uma Mulher", de 1961, "O Demônio das Onze Horas", de 1965), Jean-Pierre Melville ("Léon Morin, prêtre", de 1961) e René Clément ("Paris Está em Chamas?", de 1966).

Na segunda metade dos anos 60 fez uma transição para o cinema comercial, atuando em comédias e filmes de ação. Foi nomeado duas vezes para o Bafta como melhor ator estrangeiro e ganhou um César, o prêmio da indústria francesa, por "Itinéraire d'un enfant gâté", de 1989.

"Estamos felizes por ele ter confirmado presença neste evento de gala, como celebração de seu talento e carreira", afirmaram em nota no site oficial do festival os organizadores Thierry Frémaux e Gilles Jacob. "Seu carisma, inteligência, tranquilidade e sua atuação precisa o transformaram, junto com Jean Gabin e Michel Simon, em um dos maiores atores franceses", completaram.

O Festival de Cannes 2011 acontece entre os dias 11 e 22 de maio, em Paris.

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG