Ganhador da Palma de Ouro por "O Quarto do Filho", cineasta comandará escolha do vencedor da 65ª edição da mostra

O cineasta italiano Nanni Moretti
Getty Images
O cineasta italiano Nanni Moretti
O aclamado ator e diretor italiano Nanni Moretti será o presidente do júri do Festival de Cannes de 2012 , em maio, disseram os organizadores na sexta-feira.

O cineasta de 58 anos tem uma longa relação com a mostra de cinema mais importante do mundo, estreando na competição do festival em 1978 com o filme "Ecce Bombo".

Siga o iG Cultura no Twitter

Ele voltou em 1994 com "Caro Diário", pelo qual venceu o prêmio de melhor diretor, e em 2001 com "O Quarto do Filho", pelo qual venceu a cobiçada Palma de Outro por melhor filme.

Cinco anos depois veio "Il Caimano", um filme que critica aspectos da vida política italiana na era de Silvio Berlusconi. No ano passado, o cineasta exibiu "Habemus Papam" na competição.

"Esta é uma verdadeira alegria, uma honra e uma tremenda responsabilidade presidir o júri do festival de maior prestígio da cinematrografia mundial", disse Moretti, que já integrou o júri de Cannes em 1997.

"Como espectador, felizmente eu ainda tenho a mesma curiosidade que eu tinha na minha juventude, então é um grande privilégio para mim embarcar nesta viagem pelo cinema contemporâneo internacional", complementou.

O Festival de Cannes 2012, que marca a 65ª edição do evento, acontece entre os dias 16 e 27 de maio.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.