Des Hommes et des Dieux, de Xavier Beauvois, narra episódio de assassinato de frades na Argélia" / Des Hommes et des Dieux, de Xavier Beauvois, narra episódio de assassinato de frades na Argélia" /

Concorrente francês peca pelo excesso de discrição

Des Hommes et des Dieux, de Xavier Beauvois, narra episódio de assassinato de frades na Argélia

Mariane Morisawa, enviada especial a Cannes |

Divulgação
Terceiro concorrente francês em Cannes retrata caso real em monastério na décade de 1990
Des Hommes et des Dieux (de homens e deuses, na tradução literal), terceiro longa-metragem francês da competição deste 63º Festival de Cannes, foi exibido na manhã desta terça-feira (18) com aplausos de parte da plateia de jornalistas ao final da sessão.

O filme de Xavier Beauvois ( Bem Me Quer, Mal Me Quer ) recupera um episódio real acontecido na Argélia, em 1996, quando sete frades foram sequestrados por militantes islâmicos e assassinados. O cineasta escolheu fazer um retrato da intimidade do monastério num pequeno vilarejo, mostrando os frades em seus afazeres cotidianos: horta, cozinha, venda de mel, reza, canto e, no caso de Luc (Michael Lonsdale), tratamento dos doentes. Essa existência simples é abalada quando um grupo fundamentalista islâmico passa a perseguir os estrangeiros depois de ordenar a saída de todos do país, em 1993. A partir daí, a violência se aproxima do vilarejo, até chegar o ponto em que o monastério é invadido pela primeira vez. Os frades precisam optar entre ficar ou deixar o local.

Apesar de ser um longa-metragem sobre conflito, Des Hommes et des Dieux passa brevemente sobre as dúvidas internas dos personagens, santificando demais principalmente o líder Christian (Lambert Wilson, que também está em La Princesse de Montpensier ). Beauvois tenta fazer jus à resistência silenciosa dos frades, narrando a história com discrição quase excessiva, mas não seria mau que destacasse a personalidade de cada um, em vez de tratá-los quase como uma entidade única.

    Leia tudo sobre: Festival de Cannes

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG