Cannes exibe novas versões de "Laranja Mecânica" e "Viagem à Lua"

Filme cult de Stanley Kubrick comemora 40 anos, enquanto clássico de Georges Méliès retorna colorido e com trilha sonora do Air

iG São Paulo com EFE |

O Festival de Cannes 2011 exibirá 14 clássicos, entre eles uma versão restaurada de "Laranja Mecânica", de Stanley Kubrick, e "Viagem à Lua", de Georges Méliès, em sua seção Cannes Classics, que acontece em paralelo ao evento, entre 11 e 22 de maio.

Desde 2004, a Cannes Classics é dedicada ao "cinema da herança, às grandes obras do passado, restauradas", segundo os organizadores. A restauração de "Laranja Mecânica" (1971), que comemora 40 anos, será exibida em 19 de maio na presença de seu ator principal, Malcom McDowell. Já "Viagem à Lua", filme mudo de 1902 conhecido por seus efeitos visuais, chega a Cannes numa versão colorida e com trilha sonora do grupo francês Air.

Além de "Viagem à Lua" e "Laranja Mecânica", a seleção também inclui "O Conformista" (1970), do diretor italiano Bernardo Bertolucci – que receberá uma Palma de Ouro honorária –; "Rue Cases Nègres" (1983), de Euzhan Palcy; "O Selvagem" (1975), de Jean-Paul Rappeneau, com Yves Montand e Catherine Deneuve; e "Puzzle of a Downfall Child" (1970), de Jerry Schatzberg, cuja atriz principal, Faye Dunnaway, estampa o cartaz de Cannes 2011 , numa foto registrada pelo diretor.

O festival fará também uma homenagem no dia 17 de maio ao ator Jean-Paul Belmondo e vai exibir o documentário inédito "Belmondo, Itinéraire", de Vincent Perrot.

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG