Bernardo Bertolucci receberá prêmio especial em Cannes

Diretor italiano vai ganhar primeira Palma de Ouro honorária do festival

iG São Paulo |

O diretor italiano Bernardo Bertolucci será a primeira pessoa a receber uma Palma de Ouro honorária do Festival de Cannes 2011 . O prêmio será entregue na noite de abertura da 64ª edição do evento, em 11 de maio, em cerimônia apresentada pela atriz francesa Mélanie Laurent ("Bastardos Inglórios", "Paris"). Na mesma noite, será exibido "Meia-noite em Paris", novo filme de Woody Allen.

De acordo com a organização do festival, recentemente o próprio Allen, em 2002, e Clint Eastwood, em 2009, foram homenageados com um prêmio similar, a Palma das Palmas, assim como o diretor sueco Ingmar Bergman, em 1997. A partir de agora, a entrega da Palma de Ouro honorária será realizada anualmente, sempre na abertura de Cannes.

"A qualidade de seu trabalho, que percebemos hoje em toda sua singularidade e com abrangência a cada dia mais vívida, a força de seu comprometimento com o cinema e suas ligações com Cannes fazem de Bertolucci o legítimo primeiro homenageado", declarou o presidente do festival, Gilles Jacob.

Vencedor do Oscar de melhor diretor e roteiro por "O Último Imperador" (87), Bertolucci é um dos mais importantes diretores italianos em atividade, realizador desde trabalhos engajados como "Antes da Revolução" (64) e "O Conformista" (70) até obras polêmicas como "Último Tango em Paris" (72) e "Os Sonhadores" (2003), seu último longa-metragem. Concorreu duas vezes à Palma de Ouro, por "A Tragédia de um Homem Ridículo" (81) e "Beleza Roubada" (96).

O prêmio será entregue pelo presidente do júri deste ano, o ator Roberto De Niro, que trabalhou com Bertolucci na produção histórica "1900", de 1976.

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG