Sergei Loznitsa volta a Cannes menos sangrento e mais lento

"V Tumane" adapta livro sobre bielorrusso acusado de sabotagem durante Segunda Guerra

Mariane Morisawa, enviada especial a Cannes |

O primeiro filme de ficção do bielorrusso Sergei Loznitsa era uma paulada. “Minha Felicidade” passou no Festival de Cannes de 2010 e saiu injustamente de mãos vazias, provavelmente porque sua visão pessimista do mundo desagradou ao júri. Mas o longa era impactante, com imagens violentas e uma estrutura narrativa complexa, contada na base da câmera na mão.

Siga o iG Cultura no Twitter

Exibido na competição do Festival de Cannes 2012 , “V Tumane” ("In the Fog", ou “no nevoeiro”, na tradução literal do inglês) não facilita a vida do espectador com seu ritmo lento, mas também não chega a ser tão impressionante quanto o longa anterior. Este parece mesmo ser o ano em que os diretores resolveram ser mais modestos.

Divulgação
"V Tumane", ou "In the Fog", do diretor bielorrusso Sergei Loznitsa
O cineasta baseou-se no livro de Vasili Bykov sobre Sushenya (Vladimir Svirski), um homem acusado injustamente de algo que não cometeu – como o Lucas de Mads Mikklesen em “Jagten”, de Thomas Vinterberg. Aqui, o protagonista, funcionário de uma ferrovia na Bielorrússia invadida pelos alemães em 1942, é acusado de sabotagem junto com outros homens.

Na véspera da execução, o comandante lhe oferece a chance de se salvar em troca de colaboração. Sushenya não aceita, misteriosamente é libertado pelos nazistas e passa a ser perseguido por partisans como Burov (Vlad Abashin) e Voitik (Sergei Kolesov), que o consideram traidor.

A narrativa dessa caçada sem ação é alternada com flashbacks que apresentam melhor as personalidades de cada um e seu passado. É até engraçado como, depois de ver “Minha Felicidade”, espera-se a todo o momento um banho de sangue na tela, coisa que não acontece. Mas Loznitsa mostra que sua visão pessimista do mundo não mudou.

    Leia tudo sobre: festival de cannesv tumanein the fogsergei loznitsa

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG