Nanni Moretti em Cannes: 'Por sorte, os poderes do presidente do júri são limitados'

Cineasta escolherá ganhadores com Ewan McGregor e Jean-Paul Gaultier

Mariane Morisawa, enviada especial a Cannes |

O júri do Festival de Cannes 2012 , presidido por Nanni Moretti, espera ser surpreendido. Pelo menos, foi o que deu para constatar depois da entrevista coletiva no início da tarde desta quarta-feira (16). 

“Vamos ver 22 filmes de diversas sensibilidades. A coisa bela é que somos pessoas sem preconceitos e muito abertas aos filmes que veremos. Todos amam o cinema que causa surpresa”, disse o cineasta italiano, minimizando suas palavras em entrevistas pré-festivais, em que afirmava esperar ser surpreendido.

Getty Images
Ewan McGregor, Nanni Moretti e Emmanuelle Devos em Cannes

Como presidente, ele contou que vai ser democrático. “Sou um de nove. Por sorte, os poderes do presidente aqui são limitados”, afirmou o cineasta, conhecido por sua posição política crítica. Mais tarde, disse que a importância de Cannes é demonstrar “a importância que a França dá ao cinema e sempre deu ao cinema”.

Leia também: Filme sobre Hemingway feito para a TV é destaque em Cannes

Segundo os outros jurados – os diretores Andrea Arnold (Reino Unido), Alexander Payne (EUA) e Raoul Peck (Haiti), o estilista Jean-Paul Gaultier (França) e os atores Hiam Abbass (Palestina), Emmannuelle Devos (França), Diane Kruger (Alemanha) e Ewan McGregor (Reino Unido) –, não há preparação possível para a tarefa que têm adiante.

“Quis vir completamente aberta. Eu li a lista apenas. É como se estivesse numa casa aberta, com as portas e janelas abertas, esperando o que vai vir”, afirmou Arnold. Alexander Payne, definindo-se como um grande cinéfilo, disse que vai tentar “ver tudo como se fosse o primeiro filme jamais visto”.

Leia também: Walter Salles, jurados e curtas são os participantes brasileiros em Cannes

McGregor brincou: “Corri quilômetros todos os dias pelos últimos três meses”. Depois, emendou: “Ontem à noite, estava tirando todos os ternos que vou ter de usar, arrumando-os sobre a cama, aí li a lista de selecionados. Tem muita coisa boa aí!”.

    Leia tudo sobre: Festival de Cannescinema

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG