Curta "O Duplo", de Juliana Rojas, é selecionado para Cannes

Filme da diretora brasileira, que vai ao festival pela quinta vez, entra na Semana da Crítica

iG São Paulo |

O curta-metragem "O Duplo", da brasileira Juliana Rojas, foi selecionado para o Festival de Cannes 2012 . O filme da diretora, que estreou no país no ano passado seu primeiro longa, "Trabalhar Cansa" , será exibido na Semana da Crítica, mostra paralela que não integra a competição oficial.

Siga o iG Cultura no Twitter

Esta é a quarta vez de Juliana em Cannes, mas a primeira como diretora solo – as outras foram de filmes codirigidos com o parceiro Marco Dutra. A cineasta exibiu o curta "Lençol Branco" em 2005, na Cinéfondation, dedicada a filmes universitários; em 2007, recebeu o prêmio Descoberta na Semana da Crítica pelo curta "Um Rumo"; e em 2011 competiu com o longa "Trabalhar Cansa" na mostra Um Certo Olhar .

Persistindo no cinema fantástico dos trabalhos anteriores, "O Duplo", é baseado no mito nórdico do Doppelgänger, um ser fantástico que tem o dom de assumir a mesma forma de uma pessoa, mas representando seu lado negativo. No elenco, estão Sabrina Greve e Gilda Nomacce.

Leia também: Walter Salles representa o Brasil em Cannes com "Na Estrada - On the Road"

Atualmente Juliana Rojas mora em Paris, onde trabalha no roteiro de seu segundo longa-metragem, dentro do programa de Residência do Festival de Cannes. Trata-se de "As Boas Maneiras", nova parceria com Marco Dutra.

"O Duplo" é o único filme brasileiro na Semana da Crítica, que tem entre os destaques de sua programação o britânico "Broken", de Rufus Norris, estrelado por Tim Roth e Cillian Murphy, e "J’Enrage de son Absence", segundo longa da atriz Sandrine Bonnaire, com William Hurt.

Acesse o especial do Festival de Cannes

O cinema brasileiro é convidado de honra em Cannes 2012 . Serão exibidos três filmes clássicos do país: "Xica da Silva", de Cacá Diegues, "Cabra Marcado para Morrer", de Eduardo Coutinho, e "A Ópera do Malandro", de Ruy Guerra. Também estão confirmados na programação "Na Estrada" , longa de Walter Salles que está na briga pela Palma de Ouro, e o documentário "A Música Segundo Tom Jobim" , fora de competição.

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG