Cinema do Brasil será convidado de honra do Festival de Cannes

Festa na riviera francesa terá homenagem ao país com presença de Nelson Pereira do Santos, Eduardo Coutinho e Cacá Diegues

AFP |

Divulgação
Documentário "A Música segundo Tom Jobim" vai ganhar exibição especial na França
O cinema do Brasil será o convidado de honra do Festival de Cannes 2012 , anunciaram nesta quinta-feira (19) os organizadores do evento em uma entrevista coletiva em Paris.

Leia também: "Na Estrada", de Walter Salles, briga pela Palma de Ouro em Cannes; veja lista

O filme mais recente de Nelson Pereira dos Santos, "A Música Segundo Tom Jobim" , será exibido numa sessão especial, como parte da presença de honra brasileira na 65ª edição do evento, que acontecerá de 16 a 27 de maio.

"O filme de Santos é uma homenagem a Jobim, o criador da bossa nova", explicou Thierry Frémaux, responsável por selecionar os filmes para o Festival de Cannes e braço direito do presidente da maior festa do cinema mundial, Gilles Jacob.

Pereira dos Santos, de 84 anos, havia declarado em Paris, ao abrir o Festival do Cinema Brasileiro em maio do ano passado , que "A Música Segundo Tom Jobim" contém informações visuais que dão uma ideia da cronologia, mas é pura música.

Frémaux anunciou que Cacá Diegues, diretor de clássicos como "Xica da Silva", "Ganga Zumba" e "Quilombo", nome importante do Cinema Novo, também viajará a Cannes para este tributo ao cinema brasileiro.

Outros nomes importantes que viajarão a Cannes são Ruy Guerra, diretor de "Ópera do Malandro", "Os Deuses e os Mortos" e "Os Fuzis", entre outros, assim como o documentarista Eduardo Coutinho.

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG