Candidatos do MT se preparam para o primeiro debate na TV

Expectativa é de que concorrentes vão priorizar propostas em vez de ataques pessoais

Kelly Martins, iG Cuiabá |

Os candidatos ao governo de Mato Grosso, Silval Barbosa (PMDB), Wilson Santos (PSDB), Mauro Mendes (PSB) e Marcos Magno (PSOL), se enfrentarão pela primeira vez amanhã, a partir das 22h (horário de Brasília)  no debate realizado pela TV Bandeirantes.

A estratégia dos concorrentes agora é evitar ofensas e ataques, a exemplo do último debate, no dia 25 de julho, realizado pela Rádio Difusora, do município de Cáceres (225 km de Cuiabá).

A precariedade da saúde no Estado e a falta de segurança na fronteira Brasil/Bolívia são dois assuntos que devem ser explorados pelos candidatos. Pela fronteira passa cerca de 80% da droga consumida em Mato Grosso.

O debate terá a mediação da apresentadora de TV e jornalista, Silvia Poppovic, com duração de duas horas.

 “É hora de a sociedade conhecer os principais projetos que pretendemos desenvolver no Estado. Chega de mentiras e disse-me-disse”, frisou Mendes (PSB).

Já Wilson Santos declara que as campanhas “barulhentas” já não existem mais e que os políticos t¿m mais maturidade.

Após disputar a Prefeitura de Cuiabá com Mendes na campanha de 2008, Santos foi reeleito com 60,47% dos votos.

O estilo de Marcos Magno é de ignorar confrontos.

Já Silval Barbosa vai deixar de lado o estilo "light" e pretende apresentar as principais ações de seu  governo.

O debate será dividido em cinco blocos. No primeiro, a mediadora fará uma pergunta para cada um dos candidatos. O tempo de resposta é de 1 minuto e 30 segundos.

Os dois próximos blocos serão reservados para os próprios candidatos fazerem perguntas entre si. Nessa fase, há possibilidade de réplica e tréplica.

No quarto bloco, os quatro candidatos responderão aos questionamentos de jornalistas da emissora que promove o debate.

Os temas já foram previamente selecionados em comum acordo com as assessorias de campanha dos postulantes ao Palácio Paiaguás.

Quatro assuntos serão sorteados e cada candidato responderá a uma quest¿o sobre o tema, nesse caso, formulada pela jornalista convidada. O quinto e último bloco servirá para as considerações finais dos candidatos.

    Leia tudo sobre: Eleições MTEleições Debate

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG