Candidatos do DF discutem formas de desenvolvimento

Ordem dos Advogados do Brasil organiza sabatina com concorrentes ao governo do Distrito Federal

Ana Paula Leitão, iG Brasília |

Os candidatos ao governo do Distrito Federal, Joaquim Roriz (PSC) e Eduardo Brandão (PV), participaram hoje de sabatina na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Brasília.

Amanhã, às 9h, será a vez dos candidatos Toninho (PSOL) e Agnelo Queiroz (PT).

O primeiro a discutir suas propostas foi Eduardo Brandão, que se apresentou como uma alternativa no cenário político do DF.

O candidato do Partido Verde prometeu abrir licitação para novas empresas de transporte público e ampliar as linhas de metrô para outras localidades do DF.

Além disso, Brandão garantiu que todas as cidades vão ganhar ciclovias. O candidato verde também prometeu construir novas escolas, intensificar o policiamento e incrementar o serviço Saúde em Casa.

O segundo candidato sabatinado foi o ex-governador Joaquim Roriz, que parabenizou a OAB/DF por ter liderado o movimento contra a intervenção no DF após a renúncia e cassação do mandato do ex-governador José Roberto Arruda (sem partido).

Roriz relembrou o início de sua trajetória política na prefeitura de Goiânia e o momento em que foi nomeado governador do DF, ainda na ditadura militar. Depois disso, foi eleito três vezes governador do Distrito Federal.

O ex-governador esclareceu ainda que, durante sua gestão, criou nove cidades nos arredores de Brasília com o objetivo de “preservar a área tombada de Brasília”.

Segundo ele, chegou-se a contabilizar na época a existência de 64 favelas, inclusive dentro do Plano Piloto.

Roriz prometeu pagar as dívidas do estado com precatórios e terminar as obras da cidade ainda no primeiro ano de governo.

Mas garantiu que sua prioridade vai ser a saúde, área que considera mais problemática no DF. “Não pode faltar remédio. Isso é desumano”.

O candidato prometeu também a criação de centros de reabilitação para menores e a modernização do transporte público por meio de modelos como aerotrem, que permitiria um transporte rápido sem desapropriação de terras.

Além disso, Roriz destacou que vai dar continuidade ao projeto do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e à ampliação das linhas do metrô.

    Leia tudo sobre: Eleições DFEleições Sabatina

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG