Candidatos de GO usam redes sociais sem critério

A menos de dois meses do pleito, campanhas intensificam uso da Internet

Pedro Palazzo, iG Goiânia |

À medida que se aproxima o pleito, em outubro, candidatos majoritários ao governo de Goiás estão investindo cada vez mais na divulgação de sua imagem e propostas nas redes sociais.

No entanto, a iniciativa pode não colher o resultado esperado. O problema é que os 'governadoriáveis' não direcionam seus discursos virtuais a públicos específicos.

“Todos atiram para todos os lados”, observa o diretor da Grupom Consultoria e Pesquisas, Mário Rodrigues.

Uma das redes sociais mais utilizadas é o twitter, onde a quantidade de citações sobre os cinco candidatos ao governo subiu 67% entre julho e agosto deste ano. Eram 3.800 e passaram a 6.500 até a tarde de hoje.

Um dos fatores dessa falta de rumo no discurso é a forma de atualização. “A maioria das atualizações é feita por assessores. A análise de conteúdo mostra que o estilo de escrita muda”, constata Rodrigues.

Com discurso direcionado ou não, o candidato Marconi Perillo (PSDB), líder nas pesquisas de intenção de voto, é quem mais tem obtido resultado com o uso da web.

Até a tarde de hoje, o tucano contabilizava 15.374 inserções. Seu endereço no twitter é @marconiperillo. “Se a eleição fosse via Twitter ele estaria com 65 a 70 pontos porcentuais”, estima Rodrigues.

O pesquisador da Grupom Consultoria atesta que há um séquito que acompanha os candidatos, a quem cabe enaltecer o aliado e falar mal dos adversários.

O segundo com mais seguidores no perfil pessoal (941), Vanderlan Cardoso (PP) não usa a ferramenta desde 8 de abril.

As atualizações de campanha do republicano são feitas pelo perfil @22vanderlan, onde o candidato é tratado nos textos na terceira pessoa. A página conta com 341 seguidores.

Iris Rezende (PMDB) não tem familiaridade com redes sociais. Chegou a criticar publicamente o uso do twitter. As atualizações de campanha são feitas pela assessoria, por meio do perfil @irisnaweb. O peemdebista conta com 943 seguidores.

Washington Fraga (PSOL) possui 211 seguidores no twitter @washingtonfraga, mas sua atualização é baixa. Os textos são elaborados em primeira pessoa. 

Marta Jane (PCB) é a novata da rede. Ela tem 70 seguidores. Seu twitter é @martajane21,

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG