Candidatos ao governo do Amazonas debatem na TV

Temas como saúde, educação e segurança foram analisados. A discussão ficou no plano das ideias e projetos para o Estado

Martha Bernardo, iG Amazonas |

Os seis candidatos ao governo do Amazonas participaram na noite de quinta-feira (12) do primeiro debate na TV, transmitido ao vivo pela Bandeirantes. Não houve agressão física, os candidatos Omar Aziz (PMN); Alfredo Nascimento (PR); Hissa Abrahão (PPS); Luiz Navarro (PCB); Luiz Carlos Sena (PSOL) e Herbert Amazonas (PSTU) discutiram ideias.

Ao falar sobre do plano de governo, Alfredo Nascimento criticou o governador Omar Aziz. Disse que o poder público abandonou os demais municípios amazonenses. Aziz rebateu afirmando que o senador durante seu mandato não apresentou nenhuma emenda em favor do Amazonas. E na qualidade de ministro os recursos repassados ao Estado foram escassos.

O debate teve a duração de duas horas, dividido em cinco blocos. No primeiro os candidatos responderam a mesma pergunta, sobre como cada um pretende melhorar a educação no Amazonas. No bloco seguinte, os candidatos fizeram perguntas entre si e o assunto dominante foi segurança pública.

Aziz afirmou que mesmo com altos índices de criminalidade, o Amazonas é um dos Estados mais seguros do país. No quarto bloco os candidatos responderam perguntas dos jornalistas da emissora, focadas no tema Amazônia, ignorando os demais temas. O último bloco, destinado às considerações, foi utilizado para críticas aos adversários e defesa de propostas.

Cada candidato teve 1m30segundos para falar diretamente ao eleitor. Ao final do debate os candidatos foram acolhidos por centenas de cabos eleitorais que esperavam do lado de fora dos estúdios da emissora. O governador Aziz disse que “o debate foi um belo 5 contra um,” em referência às críticas feitas ao seu governo pelos demais concorrentes.


    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG