Zona sul, oeste, sudeste e marginal deixam estado de atenção

SÃO PAULO ¿ As zonas sul, oeste e sudeste e a Marginal Pinheiros, da capital paulista, deixaram o estado de atenção por volta das 15h12 desta terça-feira, de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE).

Redação |

Até o momento, foram registrados dois pontos de alagamento, todos transitáveis ( confira no site do CGE ). Segundo o CGE, chove fraco apenas em pontos isolados da zona leste.

A chuva também provocou a queda de uma árvore na Rua Joaquim Antunes, no cruzamento com a Avenida Rebouças, na zona oeste, e interditou por alguns minutos o tráfego naquele trecho.

A chuva ocorreu devido a áreas de instabilidade vindas do interior do Estado que espalharam nuvens carregadas pelo oeste da região metropolitana de São Paulo.

42 dias sem chuvas

No sábado passado, 2, o Estado de São Paulo registrou chuvas após 42 dias de estiagem. Ela ajudou a diminuir a poluição da região metropolitana e foi um alívio para os pulmões dos paulistanos que sofriam com o ar seco.

Dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mostraram que as precipitações elevaram para quase 100% a umidade relativa do ar no fim de semana. Na sexta-feira, esse índice chegou a 19%, ou "estado de alerta", segundo tabela da Organização Mundial de Saúde (OMS), que considera adequada a umidade acima dos 30%.

Além de maior umidade, a chuva (que ajuda a dispersar poeira) e os ventos (que dispersam o monóxido de carbono expelido pelos automóveis) também ajudaram a reduzir os níveis de poluentes, que formaram nos últimos dias uma verdadeira capa cinza sobre a cidade.

Alerta da Defesa Civil

A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec) alerta três Estados para possível ocorrência de temporais entre hoje e amanhã. São eles: São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul.

Em alguns momentos, os temporais poderão ser acompanhados por raios e ventos de até 60 quilômetros por hora. A possibilidade de queda de granizo não está descartada nos três Estados. Os alertas foram baseados em informações do Centro de Previsão e Estudos Climáticos (Cptec) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

*Com informações da Agência Estado

Leia mais sobre: chuvas 

    Leia tudo sobre: chuva

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG