Wikipedia bloqueia acesso à página sobre Polanski

Uma página da enciclopédia on-line Wikipedia dedicada ao diretor de cinema Roman Polanski foi bloqueada temporiamente nesta segunda-feira em meio a uma debate sobre se a informação deve se focalizar em sua carreira ou ou no caso de abuso sexual de menor pelo qual foi condenado nos Estados Unidos.

AFP |

Durante algumas horas, uma mensagem indicou aos usuários da popular enciclopédia virtual que a página de Polanski "está atualmente protegida... até que a questão seja resolvida".

Depois da detenção do cineasta, sábado à noite em Zurique, a página dele na Wikipedia foi alvo de uma "guerra" entre os editores convencidos de que o enfoque deveria ser a carreira de Polanski e os que consideram que a informação principal é o caso de abuso sexual cometido em 1977 nos Estados Unidos.

Roman Polanski, 76 anos, foi detido sábado à noite na Suíça por este caso, que data de mais de 30 anos. Ele viajou a Zurique para receber um prêmio pelo conjunto de sua obra.

Procurado desde 1977 pela justiça americana por ter mantido "relações sexuais ilegais" com uma adolescente de 13 anos, o autor do filme "O Pianista", que ganhou o Oscar do melhor diretor em 2002, pode ser extraditado aos Estados Unidos nos próximos 40 dias.

"O fato dele ser um estuprador devia aparecer em primeiro lugar na página" de Polanski na Wikipedia, argumentou um editor da enciclopédia. "Não importa se ele ganhou o Oscar", afirmou.

Roman Polanski chegou ao estrelato com filmes como "Rosemary's Baby", "Chinatown" e "O Pianista".

"Polanski é conhecido por seu trabalho como diretor. Se não tivesse tido tanto sucesso, nem estaria no noticiário hoje", respondeu outro editor.

gc/yw

    Leia tudo sobre: cinemaroman polanskiwikipedia

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG