Waldir Pires destaca luta de Moreira Alves pela democracia

Rio - O ex-ministro da Defesa, Waldir Pires, destacou neste sábado, no Rio, a luta do jornalista e ex-deputado Marcio Moreira Alves pela democracia. Marcio foi uma figura muito significativa. Trabalhou na conquista de uma sociedade decente e humana, que só se dá na democracia, disse Pires, durante o velório de Moreira Alves, na Assembléia Legislativa. Moreia Alvez morreu ontem no Hospital Samaritano, no Rio.

Agência Brasil |

Pires lamentou a morte do jornalista e disse que ele ainda poderia estar lutando por seus ideiais. "O aprimoramento da democracia é um desafio do Brasil, é o desafio do mundo.

A filha mais velha de Moreira Alves, Isabelle Marie, destacou a coragem do pai, que teve o mandato de deputado federal cassado em dezembro de 1968, com base no Ato Institucional nº 5 (AI-5), decretado em dezembro de 1968: "Ele foi um homem de muita coragem. Uma grande honra que eu tenho é que meu pai não amarelou."

Em um discurso histórico, o então deputado Marcio Moreira Alves protestou contra a repressão nas universidades e contra violações de direitos humanos. O discurso, de 2 de setembro de 1968, é apontado como um dos pretextos para a decretação do AI-5, que determinou o fechamento do Congresso Nacional, a cassação de parlamentares e a suspensão de direitos políticos. O governo militar havia pedido licença à Câmara para processar o deputado, mas a autorização foi negada. Os militares baixaram, então, o AI-5, que vigorou durante dez anos.

Leia mais sobre Marcio Moreira Alves

    Leia tudo sobre: marcio moreira alves

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG