Volume de chuva na Paraíba é o maior em 34 anos

Um estudo feito pela Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa) revelou que o volume de chuvas registrado no Estado é o maior desde 1974. A avaliação mostra que 65 municípios paraibanos apresentaram, de janeiro até abril deste ano, nível de chuvas superior à média histórica. Desse número, dez dobraram o índice, se comparado ao mesmo período de anos anteriores.

Agência Nordeste |

Segundo Laudízio da Silva Diniz, diretor técnico da Aesa que apresentou os dados, a maioria desses municípios está localizada no Sertão e Cariri do Estado. Entre os que apresentaram índices quase dobrados estão Cabaceiras, São Gonçalo, Cajazeiras, Serra Grande, Aparecida, Aguiar e São José da Lagoa Tapada.

João Pessoa

Nos últimos meses, Cabaceiras que há anos sofria com a seca, apresentou um acumulado de 498,5 milímetros (mm), o que representa um aumento de 214% se comparado ao valor histórico que é de 158,7 mm. De acordo com informações do JORNAL DA PARAÍBA, São Gonçalo, localizado no Sertão do Estado, teve um acumulado de 1.092,9 mm e um valor histórico de 694,8 mm, o que representa uma variação de 57,3 %.

Segundo Ednaldo Correia de Araújo, chefe da Sessão de Previsão do Tempo do Recife do Instituto de Nacional de Metrologia (Inmet), a tendência é de que as chuvas diminuam no Sertão no próximo mês e aumentem no Agreste e Litoral. Segundo ele, em estudo realizado pelo Inmet, a Paraíba apresentou sua maior média de chuvas dos últimos oito anos, superando 2004, quando o Estado apresentou os melhores índices.

    Leia tudo sobre: chuva

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG