Volp com nova regra de ortografia será lançado no dia 19

A quinta edição do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Volp), já atualizado com as novas regras do acordo ortográfico, será lançada dia 19. O volume trará 349.

Agência Estado |

737 palavras com suas respectivas classificações gramaticais, mas sem as definições típicas de dicionários. O presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL), Cícero Sandroni, pretende entregar os primeiros exemplares para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e alguns ministros.

Evanildo Bechara, coordenador da Comissão de Lexicografia e Lexicologia da ABL e principal responsável pelo Volp, explica que foram adotadas 15 medidas para dirimir dúvidas ou ambiguidades no texto do acordo. Ele diz que os critérios da comissão foram: respeitar a letra do acordo, estabelecer uma linha de coerência quando surgiam princípios aparentemente contraditórios, acompanhar o espírito simplificador da reforma e, nos pontos não discutidos no texto, preservar a tradição ortográfica decorrente das reformas anteriores.

“O Volp é a contribuição brasileira para a construção de um vocabulário ortográfico comum, previsto no acordo”, afirma Godofredo de Oliveira Neto, presidente do Instituto Internacional da Língua Portuguesa, entidade responsável pela articulação da reforma. Ele afirma que o Brasil proporá uma reunião, a ser realizada em abril, dos oito países signatários do acordo. A reação portuguesa será conhecida na primeira quinzena de abril, quando o Volp chegará ao país. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG