Vitória da Rio-2016 muda paisagem da cidade

A vitória do Rio na disputa para sediar as Olimpíadas de 2016 alterou a paisagem da zona sul da cidade. Quem passou ontem pela praia de Copacabana percebeu a quantidade de cariocas e turistas vestindo camisetas verde e amarelas.

Agência Estado |

O dia de primavera nublada e temperatura amena não diminuiu a alegria da conquista do Rio de ser a sede da Olimpíada de 2016. "Eu fiquei muito feliz e muito emocionado porque torci de verdade. Assisti à festa pela televisão e chorei quando vi todo mundo pulando depois do anúncio da vitória", disse o analista de sistemas Ulisses Cappato, de 28 anos.

Para demonstrar seu apoio à festa olímpica, Cappato foi passear pela orla com uma camisa do Brasil. "Ontem foi um dia mágico, um dia histórico. Dá uma sensação de orgulho de ser carioca, de ser brasileiro. Isso vai levantar a autoestima dos cariocas que estava baixa, por causa das notícias frequentes sobre violência. Não temos só violência, temos beleza e alegria", defendeu.

Para seu amigo Leonardo Coelho, de 27 anos, o momento mais emocionante foi o discurso do presidente Luis Inácio Lula da Silva. "Quando ouvi no rádio o Lula falando tinha certeza de que ele ia convencer todo mundo", afirmou. O mineiro Elísio Carvalho de Oliveira, de 42 anos, foi pego de surpresa ontem pela festa em Copacabana. "Estou de férias e fiquei muito contente de estar aqui para ver a vitória. Não sabia da festa, mas vim e aproveitei bastante. Essa não é uma conquista só do Rio, mas de todo o País. Haverá investimentos na indústria, no comércio, no turismo. Vai ser bom para o Brasil", entende.

O gaúcho Júnior Jonei, de 29 anos, concorda. Para ele, muita gente que virá a reboque das competições, vai aproveitar para conhecer outros lugares do País. "Acompanhei pelo rádio a disputa, e quando Chicago foi eliminada, tive certeza que o Rio venceria. Estou sempre no Rio e quero muito vir para assistir a alguns jogos", conta.

Já o brasiliense Joenildo Joaquim dos Anjos, de 33 anos, sentiu como se fosse sua cidade natal a vitoriosa. Brasília disputou a possibilidade de ser a sede da Olimpíada de 2000. "Estamos vivendo um momento único. Teremos a Copa do Mundo em 2014 e logo em seguida a Olimpíada. O Brasil passou por momentos difíceis no passado, mas está dando a volta por cima economicamente e socialmente. Todos os brasileiros estão orgulhosos", afirma ele, que também estava na praia com uma camisa da Seleção.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG