Vítimas de chuvas no NE receberam 1,39 mil t de comida

A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec) distribuiu em março 1,39 mil toneladas de alimentos para as vítimas das chuvas que atingem seis Estados do Nordeste. O número de afetados chega a 606 mil, segundo o último balanço da Sedec, divulgado na quinta-feira.

Agência Estado |

O levantamento anterior, do dia 14, registrava 540 mil atingidos. "A situação é preocupante, pois o número de atingidos está crescendo rapidamente; foram 66 mil novos atingidos em apenas dez dias. A previsão é de que as chuvas aumentem", disse o assessor do Cáritas Brasileira Daniel Gonçalves.

Segundo a secretaria, nos seis Estados, há mais de 62 mil desalojados e 80 mil desabrigados. O número de cidades afetadas subiu de 229, registradas até o dia 14, para 359. O Estado mais afligido foi a Paraíba (121 municípios), seguido por Rio Grande do Norte (66), Maranhão (50), Pernambuco (49), Ceará (38) e Piauí (35).

As enchentes destruíram moradias, hospitais, escolas e meios de subsistência, como plantações e pequenas criações de animais. A Cáritas, em conjunto com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), lançou no início da semana passada a campanha emergencial SOS Nordeste para arrecadar fundos de assistência aos atingidos pelas chuvas.

Os recursos financeiros serão destinados, de imediato, a compra de alimentos, remédios e colchões. Também será feita a reconstrução de casas e recuperação das fontes de água potável e de meios produtivos. De acordo com a rede de atuação social da Igreja Católica, as ações também serão voltadas ao monitoramento da aplicação dos recursos públicos nas regiões afetadas.

Doações

Doações ao SOS Nordeste podem ser feitas nas seguintes contas bancárias: Banco do Brasil (agência 3475-4, conta corrente 8018-7); Bradesco (agência 0484, conta corrente 66.000-0), e Caixa Econômica Federal (agência 1041, operação 003 - conta 645-0). A campanha acontece em todo o País até 15 de julho.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG