Vítimas da perseguição no Rio tentaram avisar a polícia

Testemunhas disseram hoje que os dois rapazes mortos durante perseguição policial em Brás de Pina, zona norte do Rio, na tarde de ontem, teriam avisado à polícia que havia inocentes no veículo seqüestrado por ladrões, mas ficaram no meio do fogo cruzado. O soldado do Exército Rafael Oliveira dos Santos, de 21 anos, e o vigilante Paulo Marcos da Silva Leão, de 26, conversavam na porta de casa quando foram rendidos por três assaltantes.

Agência Estado |

Eles foram colocados no carro de Leão e levados como refém. Houve confronto com uma equipe da Delegacia de Repressão a Armas e Explosivos (Drae). Os rapazes e os assaltantes morreram.

A equipe da Drae passava pelo local quando foi avisada do assalto. Houve perseguição. O carro, que era dirigido por um dos assaltantes, caiu num valão. Segundo a polícia, os criminosos, armados de duas pistolas e um revólver, fizeram 50 disparos na direção dos policiais. Os agentes revidaram com fuzis. Santos foi atingido no peito e no braço e morreu no local. Leão, ferido na nunca, no ombro e na lombar, chegou a ser socorrido, mas morreu no Hospital Estadual Getúlio Vargas.

O comerciante José Antônio Bezerra dos Santos, de 46 anos, estava trabalhando quando foi avisado sobre o que ocorreu com o filho. "Cheguei no valão e ainda vi o corpo sendo retirado", contou. Ele ficou revoltado com a ação policial. "Os policiais estão atirando sem nenhuma noção. A questão agora é que morreram dois inocentes. Isso está acontecendo em todos os casos. A polícia só pensa em matar", afirmou o comerciante. As famílias dos dois rapazes mortos estudam processar o Estado.

O soldado, que tinha um filho de um ano, havia perdido os documentos. Até as 11h30 de hoje, a família não havia conseguido liberar o corpo no Instituto Médico Legal (IML). O corpo de Leão está previsto para ser sepultado na tarde de hoje, no Cemitério Jardim da Saudade, em Paciência.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG