Visual de garagem para atrair o público masculino

Visual de garagem para atrair o público masculino Por Marcos Burghi São Paulo, 11 (AE) - Além de conceder fatias mais generosas do orçamento à compra de cosméticos, os homens também aumentaram a freqüência nos salões de beleza. Foi o que a reportagem em conversas com responsáveis por estabelecimentos na capital paulista.

Agência Estado |

Segundo Augusto Castro, gerente do J.J. Cabeleireiros, o público masculino representa, atualmente, 40% da clientela do salão. Há quatro anos, informa, não era mais que 5%. Castro afirma que os homens procuram tratamentos rápidos, que "mudem o que seja comum, mas tenham o estilo do cliente". Entre os serviços mais requisitados estão os tradicionais cortes de barba e cabelo, além práticas que indicam mudanças de hábitos, como massagens e cuidados com a pele do rosto.

Castro afirma que alguns freqüentadores, antes de marcar a visita, perguntam se há espaço reservado para homens. "Eles preferem ambiente exclusivo, sem mulheres", revela. O gerente conta que parte do arsenal de embelezamento masculino do J.J. Cabeleireiros inclui diversos xampus, cremes para o corpo, rosto e cabelo.

George Arliani, proprietário da franquia brasileira do salão Llongueras, rede com sede em Barcelona, Espanha, e que conta com 133 unidades entre próprias e franqueadas em países como Itália e Portugal, diz que atualmente 30% do faturamento de seu estabelecimento vêm dos clientes homens.

Segundo ele, há três anos, o salão fazia, mensalmente, cerca de 1,2 mil atendimentos em serviços, cerca de 100 para homens. Atualmente, são executados cerca de 5 mil serviços ao mês, dos quais cerca de 1,5 mil, 30%, para homens.

Arliani diz que depois do tradicional corte de cabelo, a maioria das solicitações é para manicure e depilação, principalmente de costas e sobrancelhas. "Os homens já têm consciência de que aparência é importante", acredita.

Ele conta que quem procura os serviços de manicure busca, principalmente retirar a cutícula, pele fina que se forma sobre a unha. Ele observa que, como os homens não querem nem ouvir falar em passar base (esmalte incolor) foi desenvolvida uma forma de polimento.

SÓ PARA HOMENS
De olho no mercado, em 2001 o empresário Enrico Montes abriu um salão de beleza exclusivo para homens, o Garagem Estética. "O local tem este nome porque o ambiente reproduz uma garagem", diz Montes. Ele explica que teve a idéia da decoração inspirado na paixão masculina por automóveis.

Montes acredita que, com a exclusividade, os homens se sentem mais à vontade. "Dificilmente eles iriam tingir o cabelo num local freqüentado por mulheres", opina.

Atualmente, diz, o atendimento chega a 1,7 mil serviços ao mês. O local ainda dispõe de charutaria e bar. Entre os serviços mais requisitados, informa Montes, estão a redução dos cabelos grisalhos, principalmente homens com idade entre 35 e 60 anos, além de massagem e limpeza de pele.

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