Virgílio exige que Renan apresente documentos sobre viagens de funcionários

BRASÍLIA ¿ O senador Arthur Virgílio (PSDB-AM), que foi absolvido no Conselho de Ética, teve nesta terça-feira à tarde um momento de revanche. O tucano subiu em plenário para acusar o seu principal acusador, o senador Renan Calheiros (PMDB- AL), de ter cometido a mesma irregularidade que ele: financiado um curso no exterior a um funcionário do Senado, que continuou recebendo seus honorários como se estivesse trabalhando na Casa Legislativa.

Camila Campanerut, repórter em Brasília |


No mês passado, Virgílio foi absolvido de três denúncias: o pagamento de um ex-funcionário lotado em seu gabinete enquanto fazia um curso de teatro na Espanha, o suposto ressarcimento indevido feito pela Casa de gastos com o tratamento de saúde da mãe do parlamentar e o empréstimo feito pelo ex-diretor Agaciel Maia para que Virgílio Neto pagasse despesas emergenciais numa viagem à França.

Agência Senado
Arthur Virgílio discursa na sessão desta terça
Arthur Virgílio discursa na sessão desta terça-feira

Virgílio cobrou explicações de Renan pois, na ocasião em que foi acusado, o peemedebista teria agido de forma perversa e mesquinha ao se referir de modo desrespeitoso à falecida mãe de Virgílio.

A denúncia que Virgílio se refere partiu do blog do jornalista, Fábio Pannunzio, da Bandeirantes, que publicou uma entrevista com o atual deputado estadual Rui Palmeira (PR-AL), filho do ex-senador Guilherme Palmeira. O deputado admitiu ao jornalista que fez um curso de inglês na Austrália, de dezembro de 2005 a março de 2006, no Metro College. Na época, ele era funcionário de Renan.

Renan Calheiros simplesmente afirmou: nunca cuidei disso e nunca vou cuidar. Não cabe ao senador tratar da freqüência de servidor (...) Não tenho nada a responder sobre isso. O parlamentar disse que o então deputado teria pedido para sair e que não tratou nada com ele.

A bate-boca atrasou em quase uma hora o início da votação da reforma eleitoral no Senado Federal.

Leia mais sobre: Arthur Virgílio  - Renan Calheiros

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG