Virada Cultural Paulista tem encerramento na capital

A 2ª Virada Cultural Paulista, que ocorreu em 19 cidades do interior e litoral de São Paulo, promovendo 24 horas de mais de 500 atrações culturais no final de semana, teve público total de cerca de 657 mil pessoas, segundo a Secretaria de Estado da Cultura. A edição passada do evento, em 10 cidades, contou com público de cerca de 200 mil pessoas.

Agência Estado |

Essa edição do evento teve, pela primeira vez, seu encerramento oficial na cidade de São Paulo, com show no Parque Villa-Lobos. Subiram ao palco artistas como Jair Rodrigues, Roberto Menescal, Toquinho, Alaíde Costa e Fernanda Porto e os grupos Os Cariocas, Demônios da Garoa e a Banda Mantiqueira. O público da atração foi de 15 mil pessoas, segundo administração do parque e Polícia Militar.

A cidade de São Bernardo do Campo, no Grande ABC, foi local onde o público foi mais assíduo: suas atrações tiveram, no total, 112 mil espectadores. O show da banda CPM 22, que se iniciou à 0h20 de ontem, no palco do Paço Municipal de São Bernardo, chegou a contar com público de 40 mil pessoas. Depois de São Bernardo, também tiveram destaque de público da 2ª Virada Paulista as cidades de Araçatuba (78,4 mil pessoas); Sorocaba (30,3 mil); São José dos Campos (43,5 mil); e Araraquara (59,3 mil).

Em Campinas, cerca de 25 mil pessoas compareceram às atrações da Virada. O local mais disputado na cidade foi a Estação Cultura, antiga estação de trem transformada em palco e ponto de encontro, que recebeu música eletrônica do rapper MV Bill e DJ Cyro Neto, entre outros. O guitarrista Edgard Scandura, que veio sozinho sem o Ira, levantou a multidão com sua guitarra envenenada. O cantor Otto trouxe o batuque do mangue beat. No teatro Carlos Gomes, um público de 600 pessoas aplaudiu a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas (OSMC).

Em Santos, que teve como público cerca de 14,8 mil pessoas, um dos destaques foi o show de encerramento do jazzista norte-americano John Pizzarelli, músico habituado a freqüentar o Brasil, no Teatro Coliseu. A cidade teve outra atração internacional: a apresentação do guitarrista de jazz americano Kenny Brown, nascido em New Orleans, que ocorreu no sábado, no palco principal.

Além das cidades citadas, integraram a 2ª Virada Cultural Paulista: Assis, Bauru, Caraguatatuba, Franca, Indaiatuba, Jundiaí, Marília, Mogi das Cruzes, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e São João da Boa Vista. Já a Virada Cultural de São Paulo, que teve sua 4ª edição realizada entre os dias 26 e 27 de abril, contou com público estimado em 4 milhões de pessoas.

Leia mais sobre: Virada Cultural

    Leia tudo sobre: virada cultural

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG