Virada Cultural Paulista ganha orçamento maior e aposta em atrações internacionais

SÃO PAULO ¿ Em sua quarta edição, a Virada Cultural Paulista volta ambiciosa. Espalhado por um maior número de cidades e com orçamento vitaminado, o evento gratuito vai contar pela primeira vez com artistas internacionais, o que promete ampliar a visibilidade da maratona, com início marcado para as 18h de 22 de maio (sábado) e seguindo por 24 horas ininterruptas. A cantora Cat Power, o franco-espanhol Manu Chao, o francês Yann Tiersen e a banda Mudhoney estão confirmados, assim como Bebel Gilberto (que entra no pacote por ter nascido nos Estados Unidos).

Marco Tomazzoni, iG São Paulo |

A programação, que ainda não está completa, foi apresentada nesta quarta-feira (27) na Secretaria de Estado da Cultura, em um evento que tentou dar uma prévia de como será a Virada, com demonstrações de música, mágica, malabarismo e stand-up comedy. Além de shows, o ponto forte dos dois dias, também serão incluídos espetáculos de circo, dança, música erudita e oficinas de grafite, entre outras atividades.

"Estamos abrindo o universo das artes para os cidadãos. Queremos que a população saia de casa e recupere seus espaços", afirmou o coordenador geral da Virada, André Sturm. Segundo ele, o objetivo de divulgar as principais atrações ainda em janeiro é preparar as cidades com bastante antecedência e transformar a Virada Paulista numa marca forte do estado de São Paulo, a exemplo do que aconteceu com a Virada realizada na capital.

Getty Images

A cantora Cat Power se apresentará em Jundiaí e São José dos Campos

O orçamento para 2010 é de R$ 6,5 milhões, contra R$ 5,5 milhões do ano passado. Com isso, o total de atrações chega a 700, em 29 municípios, e a previsão de público salta para 1,5 milhão de pessoas ¿ segundo dados do governo, 1 milhão teriam participado em 2009. A novidade na cobertura fica por conta de Santos, que teve sua programação pulverizada para outras oito cidades da Baixada Santista. Quanto aos artistas internacionais, Sturm revelou que eles são uma forma de aumentar a divulgação do evento e também "provar que o interior é pulsante e tem público para esses shows".

A programação musical é farta. Paralamas do Sucesso, Titãs, Sepultura, Pitty, Zeca Baleiro, Toni Garrido, Arnaldo Antunes e Jorge Aragão são apenas alguns dos artistas já escalados. Ainda chama atenção uma parcela significativa da cena independente nacional, como Móveis Coloniais de Acaju, Vanguart, Cidadão Instigado, Wander Wildner e Nina Becker.

As datas e horários dos shows e das outras atividades ainda não foram divulgados, mas já se sabe os locais dos principais artistas internacionais: Cat Power passa por Jundiaí, onde canta às 22h30, no sábado, e no dia seguinte em São José dos Campos, às 17h; Manu Chao se apresenta à meia-noite, em Santos, e no domingo em Araraquara, às 17h; e Yann Tiersen toca em Piracicaba, às 22h30 de sábado, e em São João da Boa Vista, às 16h30 de domingo.

Veja abaixo a lista de municípios participantes e suas principais atrações:

- Araçatuba: CPM 22, Mawaca, Alice Ruiz e Alzira E.
- Araraquara: Manu Chao, Lenine, Ludov
- Assis: Toquinho, Kid Vinil, Chico Pinheiro
- Bauru: Diogo Nogueira, Wander Wildner, Demônios da Garoa
- Caraguatatuba: Sepultura, Antônio Nóbrega, Denise Stoklos (dança)
- Franca: Falamansa, Vitor Araújo, Tiê
- Indaiatuba: Bebel Gilberto, Mônica Salmaso, Jazz Sinfônica
- Jundiaí: Cat Power, Zeca Baleiro, Pitty, Cidadão Instigado
- Marília: Cachorro Grande, Madame Mim, Céu na Boca (dança)
- Mogi das Cruzes: Mudhoney, Almir Sater, Autoramas
- Mogi-Guaçu: Arnaldo Antunes, Beto Guedes, Arrigo Barnabé
- Piracicaba: Yann Tiersen, Paralamas do Sucesso, Toquinho
- Presidente Prudente: Lobão, Detonautas, Dona Ivone Lara
- Ribeirão Preto: Titãs, Toni Garrido, Nina Becker
- Santa Bárbara do Oeste: Elba Ramalho, Ultraje a Rigor, Maria Alcina
- São Carlos: Cordel do Fogo Encantado, Móveis Coloniais de Acaju, Negra Li
- São João da Boa Vista: Blitz, Ana Cañas, Canastra
- São José do Rio Preto: Mudhoney, Vivendo do Ócio, 100 + nem menos
- São José dos Campos: Cat Power, Banda Sinfônica de SP, Del Rey, Cia. Furufunfun
- Soracaba: Titãs, Osesp, Quinteto em Branco e Preto, Tokyo Savannah
- Baixada Santista: Manu Chao, Zeca Baleiro, Otto, Cérebro Eletrônico, Rosana

Leia mais sobre: Virada Cultural Paulista

    Leia tudo sobre: virada paulista

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG