Virada Cultural Carioca terá 48 horas de atrações no início do mês de junho

RIO DE JANEIRO ¿ Inspirado na Virada Cultural Paulista, o Viradão Carioca foi apresentado à imprensa nesta quarta-feira (2) pela secretária municipal de Cultura do Rio de Janeiro, Jandira Feghali. A primeira edição do evento contará com 48 horas de programação espalhada por diversos pontos da cidade, entre os dias 5 e 7 de junho, com entrada gratuita ou a preços populares.

Anderson Dezan, repórter do Último Segundo no Rio |

Divulgação
Elza Soares comandará homenagem a Wilson Simonal no Viradão Carioca

De acordo com Jandira, o Viradão Carioca irá ocupar praças, teatros, cinemas, bibliotecas e lonas culturais com cerca de 300 atrações, como shows, peças, concertos, exposições, leituras, atividades circenses e exibições de filmes. Vamos mesclar todas as linguagens e todos os espaços da cidade, disse a secretária sobre o evento, que teve um investimento de R$ 2 milhões da Prefeitura do Rio.

Quatro grandes palcos que serão montados na Praça Quinze, em Santa Cruz, na Cidade do Samba e na quadra da Portela, em Madureira, serão os pontos principais do Viradão Carioca. O palco da Praça Quinze terá como atrações astros de diversos estilos musicais, entre eles o samba, o funk e a MPB. O local também abrigará a abertura oficial do evento, na noite de 5 de junho, com apresentações de Dudu Nobre e Martnália.

Já no palco de Santa Cruz, serão homenageados grandes maestros da música brasileira, como Tom Jobim, Nelson Cavaquinho e Heitor Villa-Lobos. Na Cidade do Samba, o público vai poder conferir apresentações que irão mostrar como o samba se misturou a outros ritmos. Para o palco da quadra da Portela, estão programados shows em homenagem ao rei do baião, Luiz Gonzaga. Entre as atrações estão Elba Ramalho, na sexta-feira à noite, e Alceu Valença, no sábado à tarde.

A programação do Viradão Carioca também poderá ser conferida nas lonas culturais e nos palcos itinerantes, que irão passar por bairros como Campo Grande, Pavuna, Méier, Bangu e Leme. Na lona cultural de Vista Alegre está previsto um tributo à Simonal, com Elza Soares e o grupo Farofa Carioca. Já na lona de Santa Cruz, Sandra de Sá e Toni Garrido farão um tributo à Tim Maia.

Estrutura

Um dos grandes destaques do Viradão Carioca, segundo Jandira Feghali, ficará por conta da participação do tradicional bloco Cordão do Boitatá, que arrasta centenas de foliões à Praça Quinze no domingo de carnaval. O grupo vai promover um arraial para Santo Antônio, no sábado, na Rua do Mercado, e uma Alvorada com o Boitatá, no palco da Praça Quinze, no domingo, às 8h.

De acordo com a secretária municipal de Cultura, o grande objetivo do Viradão Carioca é mostrar como o espaço público pode ser ocupado e integrar diferentes linguagens culturais. Fizemos uma divisão que vai nos permitir trabalhar com vários perfis, analisa.

Para Jandira, o Viradão Carioca é totalmente diferente da Virada Cultural Paulista, embora seja inspirado nela. Segundo a secretária, o evento carioca terá 48 horas, ao contrário das 24 horas de São Paulo, e não ficará concentrado no centro da cidade. Ela ressaltou ainda que as atrações não vão ficar restritas à música, contemplando também outras expressões artísticas.

Temos um perfil de ocupação e de linguagem diferentes, avalia. Estamos trabalhando todas as linguagens por 48 horas e pela cidade inteira.

Questionada sobre o esquema de segurança que será montado durante o Viradão Carioca, Jandira garantiu que a população poderá curtir tranquilamente o evento. Além de melhorias na iluminação pública, policiais militares já foram acionados para estarem presentes durante os espetáculos entre os dias 5 e 7 de junho.

Toda a negociação com a Defesa Civil e a Polícia Militar já está articulada, estruturada e negociada  para dar segurança à população, finalizou.

Confira abaixo algumas atrações já confirmadas para o Viradão Carioca. A programação oficial do evento, com dias e horários, ainda será disponibilizada pela secretaria municipal de Cultura.

- Martinália
- Beth Carvalho
- Alceu Valença
- Elba Ramalho
- Dudu Nobre
- Blitz
- DJ Malboro
- Marina Lima
- Elza Soares
- Gustavo Lins
- Luiza Possi
- Moska
- Sandra de Sá
- Zélia Duncan
- Toni Garrido
- Bangalafumenga
- Rodrigo Maranhão
- Eletrosamba
- Edu Krieger
- Marcos Sacramento
- Bateria da Mocidade

Leia mais sobre: Viradão Carioca

    Leia tudo sobre: virada culturalviradão carioca

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG