Viggo Mortensen completará 50 anos em lugar afastado para meditar

Copenhague, 17 out (EFE).- O ator americano Viggo Mortensen, atualmente em visita à Dinamarca, revelou que nesta segunda-feira, quando completa 50 anos, viajará para um lugar afastado para refletir sozinho sobre sua vida.

EFE |

"Acho que é um presente de aniversário que mereço", disse Mortensen, segundo edição de hoje do jornal "Ekstra Bladet".

Nascido em Nova York, filho de mãe americana e pai dinamarquês, Mortensen sempre manteve um forte vínculo com a Dinamarca, país onde chegou a trabalhar como caminhoneiro em sua juventude e ao qual viaja com freqüência para visitar a sua família paterna.

"É um país onde me sinto em casa, tenho família grande e estou à vontade. Mas também visitei Dinamarca sem ser para ver a família", revelou Mortensen em entrevista coletiva.

O protagonista de "O senhor dos anéis" e "Alatriste", que viveu em Buenos Aires entre os três e os 11 anos, reconhece que tudo é mais lento agora do que quando era jovem, que necessita dormir mais, não pode correr tão rápido e se surpreende quando cai doente.

"Mas amo a vida, tenho muitos amigos e uma grande família. Graças a meu trabalho pude viajar por todo o mundo, me encanta viajar", assinalou o ator, que também é fã de fotografia, poesia, literatura e pintura.

Mortensen inaugurará amanhã em Roskilde, a 40 quilômetros de Copenhague, uma exposição com 190 fotos que tirou em suas viagens por países como Dinamarca, Argentina, Islândia, Marrocos e Nova Zelândia.

Conhecido por sua postura crítica contra a política do presidente americano George W. Bush, Mortensen não perdeu a oportunidade para mandar uma mensagem ao primeiro-ministro dinamarquês Anders Fogh Rasmussen, aliado incondicional de Washington.

"Levar a Dinamarca às guerras do Iraque e do Afeganistão foi um erro, algo completamente estúpido e absurdo", disse Mortensen, vestido com a camiseta com que a seleção dinamarquesa de futebol ganhou a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Roma, em 1960. EFE alc/jp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG