Vida de Chico Xavier chega aos cinemas brasileiros em abril

SÃO PAULO - Em abril, a vida de Chico Xavier estará nos cinemas. É quando estreia Chico Xavier, o Filme, uma das principais apostas da Globofilmes para 2010. Atrás das câmeras, está Daniel Filho, o mesmo diretor de Se Eu Fosse Você 2, maior bilheteria do cinema brasileiro desde a retomada dos anos 90. E essa não será a única produção de peso ligada ao tema do ano: no segundo semestre, serão lançados os longas As Mães de Chico Xavier e Nosso Lar, adaptação de um dos livros de maior sucesso de médium.

Augusto Gomes, iG São Paulo |


Essa verdadeira avalanche de filmes tem uma boa explicação: o sucesso do filme "Bezerra de Menezes". Feito com poucos recursos e apostando basicamente na divulgação boca a boca, o longa foi uma das maiores surpresas do cinema brasileiro recente. Lançado em 2008, teve um público de mais de 500 mil pessoas nos cinemas e já vendeu 44 mil cópias em DVD.

"Chico Xavier, o Filme" acompanha a vida do médium desde a infância em Pedro Leopoldo, na região metropolitana de Belo Horizonte, até a idade adulta (quando é vivido por Ângelo Antônio) e velhice (interpretado por Nelson Xavier). Um episódio em especial é destacado na trama: o julgamento de um assassinato em que Chico depôs após supostamente ter entrado em contato com o espírito da vítima.

Tony Ramos e Christiane Torloni são os pais do rapaz morto. O elenco ainda tem nomes como Giovanna Antonelli, Letícia Sabatella e Paulo Goulart. Por enquanto, a Globo Filmes ainda não divulga o número de cópias com que o filme vai estrear, nem qual é sua expectativa de público. Mas, pela força do tema e pelo peso dos profissionais envolvidos, o longa já é um dos lançamentos mais aguardados do ano.

Divulgação
Nelson Xavier (esquerda), como Chico Xavier

O roteiro, de Marcos Bernstein, foi baseado no livro "As Vidas de Chico Xavier", do jornalista Marcel Souto Maior. Publicado em 1994, é a mais completa biografia do médium mineiro. "Fiquei muito feliz com o caminho escolhido por ele e Daniel Filho para reconstituir a trajetória do Chico. O filme - assim como o livro - não quer doutrinar ninguém. Quem espera uma ode a Chico Xavier vai se surpreender", diz o autor.

Mesmo oito anos após morrer (em 2002, no dia em que o Brasil conquistou sua quinta Copa do Mundo), o médium ainda é uma figura polêmica. "Para muitos brasileiros - a maioria, acho - é um santo. Para outros, uma fraude, ao atribuir a espíritos textos escritos por ele mesmo", avalia Souto Maior. O espiritismo, religião da qual foi o principal líder, é seguido por 1,3% da população brasileira, segundo o IBGE.

Chico tornou-se conhecido em 1932, com a publicação do livro "Parnaso de Além Túmulo", que trazia poemas que lhe teriam sido psicografados por poetas como Castro Alves e Olavo Bilac. Desde então, teve mais de 400 livros publicados. "Nosso Lar" é o mais importante: com mais de dois milhões de exemplares vendidos desde 1944, é referência na descrição do chamado "plano espiritual".

Souto Maior acompanhou as filmagens de "Chico Xavier" e estaca a caracterização de Nelson Xavier. "Eu o chamei de Chico várias vezes sem querer. Ele riu e me disse que não fui o único", lembra. Ele também ficou impressionado com Christiane Torloni. Ela interpreta uma mãe que perdeu o filho, situação que realmente viveu há 18 anos. "Ela teve a generosidade de mostrar sua própria dor no filme", conta.

Também não faltaram situações difíceis de explicar. "A equipe precisava de um cachorro para o filme e não conseguia encontrar um adequado. Mas havia um vira-lata que sempre seguia a equipe e, um dia, decidiram testá-lo e ele foi muito bem. Aí foram atrás do dono e adivinhe qual era o nome do cachorro? Chico", diz Souto Maior.

O diretor Daniel Filho tem outra história curiosa. Durante as filmagens numa fazenda em Paulínia, na região de Campinas, uma forte chuva caía sobre toda a região. Menos na área onde o filme era rodado. "Assim que disse corta e nos arrumamos pra sair, começou a chover ali também. Muitos acham que isso foi de Chico", conta o cineasta.

Veja abaixo o trailer de "Chico Xavier, o Filme":

    Leia tudo sobre: chico xaviercinemaespiritismo

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG