gripe suína , diz ministério - Brasil - iG" /

Viajante deve reforçar higiene contra a gripe suína , diz ministério

O Ministério da Saúde informou ontem não haver nenhum tipo de restrição para viagens internacionais por causa do vírus da Influenza A (H1N1), popularmente conhecida como gripe suína.

Agência Estado |

Contudo, os turistas brasileiros que viajarem para países do Hemisfério Norte, especialmente para aqueles com casos confirmados da nova gripe, devem seguir as orientações das autoridades sanitárias locais.

Pessoas que fazem parte do grupo de risco devem evitar viajar para esses países. Compõem o grupo idosos, crianças de até 2 anos, gestantes, obesos mórbidos, hipertensos, diabéticos e pacientes com câncer, aids e doenças crônicas cardíacas, pulmonares ou renais.

O ministério também reforça os cuidados com a higiene pessoal, como lavar as mãos constantemente, evitar colocar as mãos na boca, nariz e olhos, evitar aglomerações em ambientes fechados, proteger boca e nariz ao tossir ou espirrar, usar lenço descartável e não compartilhar objetos de uso pessoal.

O diretor de relações internacionais da Associação Brasileira de Agências de Viagens, Leonel Rossi, acredita que não haverá prejuízo para o setor. Não tivemos caso de cancelamento de viagem até agora. Segundo ele, o impacto da gripe A já passou.

Leia mais sobre "gripe suína"

    Leia tudo sobre: gripe suínanorteviagem

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG