Vereadores defendem líder da Câmara de SP e barram CPI

As principais lideranças da Câmara Municipal de São Paulo saíram ontem em defesa do presidente da Casa, Antonio Carlos Rodrigues (PR). Dezesseis dos 58 parlamentares foram à tribuna para rechaçar a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), proposta por Soninha Francine (PPS), com o objetivo de apurar suspeitas de uma rede de influência dentro do Legislativo para a reabertura da casa de prostituição de luxo W.

Agência Estado |

E., principal elo da organização criminosa que mandava prostitutas para o exterior e lavava dinheiro desviado do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e que foi desarticulada pela Operação Santa Tereza.

O corregedor da Casa, Wadih Mutran (PP), por exemplo, manifestou-se contra qualquer abertura de sindicância e disse ainda que cobraria explicações do jornal O Estado S. Paulo pelas matérias publicadas sobre o caso. Além de ataques à imprensa, parlamentares transformaram o pedido de CPI de Soninha em alvo de chacotas. “Quem quer ser prefeito tem de ter projeto de governo, e não defender a maconha. Aqui não tem espaços para urubus”, disparou Carlos Apolinário, líder do DEM. “Acho que tem gente comendo ou fumando muita alfafa”, disparou Adilson Amadeu (PTB), vice-presidente da Mesa Diretora.

Os dois ataques se referem a uma entrevista de 2001 na qual a vereadora admitia já ter fumado maconha. A cada defesa de Carlinhos, porém, uma salva de palmas ecoava entre outros vereadores. Com plenário cheio e presença em massa incomum de assessores, o próprio Rodrigues abriu a sessão com um pronunciamento de 1m04s. “Já enviei pedido ao Ministério Público para que investigue o caso”, disse Rodrigues.

Soninha, pré-candidata à Prefeitura, disse não ter pedido a CPI com o objetivo de ganhar destaque para as eleições. “Não posso me abster do papel de vereadora só porque sou candidata.” As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG