Vereador mais votado em Manaus pode ter candidatura impugnada esta semana

MANAUS - Está previsto para esta quinta-feira no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) em Manaus, o julgamento do processo que pede a impugnação da candidatura de Henrique Oliveira (PP) - vereador eleito no pleito deste ano na cidade com o maior número de votos.

Agência Brasil |

O pedido que contesta a concessão do registro de candidatura de Oliveira foi realizado pelo Ministério Publico Eleitoral (MPE) do Amazonas e aguardava julgamento desde o mês de setembro, quando foi apresentado ao TRE.

O MPE apurou que Henrique Oliveira é servidor da Justiça Eleitoral, o que o impede de filiar-se, a partidos políticos. Para levar a candidatura adiante, ele deveria ter pedido exoneração do cargo que ocupa no TRE em Manaus.

Oliveira omitiu essa situação, apenas licenciou-se da função e declarou ser jornalista no momento em que pediu o registro de candidatura. Se a candidatura de Henrique for impugnada, assumirá o primeiro suplente da coligação do vereador.

O vereador mais votado deste ano na capital amazonense também será julgado em um processo interno no TRE, que já está em andamento. A previsão da comissão de processo administrativo do tribunal é que em até 20 dias seja apresentado o relatório opinativo a respeito do caso ao presidente do TRE no Amazonas, desembargador Ari Moutinho, que determinará o resultado do processo.

Henrique Oliveira foi eleito com 35.518 votos, o maior número das eleições municipais deste ano em Manaus. Em segundo lugar ficou Luiz Alberto Carijó (PTB), com 13.865 votos.

Leia mais sobre: impugnação

    Leia tudo sobre: manaus

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG