Verão, tempo de cuidado com alergias Por Equipe AE São Paulo, 18 (AE) - O nariz começa a coçar; depois vêm os espirros. O coça-coça passa para os olhos, que ficam irritados.

Na hora de dormir, as narinas entopem e, ao levantar, a garganta dói. Quem sofre de rinite conhece bem esses sintomas. Eles são muito comuns quando a temperatura cai, principalmente no inverno, mas também incomodam quando os termômetros ficam malucos no verão.

"Quando o clima fica seco a poluição aumenta e isso irrita o nariz, principalmente de quem é alérgico e já tem essa predisposição. Essa rinite acaba atacando todos, ainda mais na cidade de São Paulo", explica a otorrinolaringologista Mônica Simons Guerra, da Beneficência Portuguesa de Santo André.

De Presidente Prudente, a 558 Km de São Paulo, a publicitária Carolina de Paula, de 26 anos, sentiu no nariz a mudança para a Capital, há três anos. "A rinite piorou. Quando o clima está seco não fico legal. A crise começa com espirros. Lavo os olhos, que coçam e incham, com soro e também tomo remédio."

Além da exposição à poluição, sair do ar condicionado na empresa para almoçar na rua, onde os termômetros marcam mais de 30 ºC, e depois retornar à baixa temperatura, também pode agravar a rinite. "Fica-se mais suscetível a doenças respiratórias se há variações bruscas na temperatura. Como o ar condicionado é ressecado, o nariz tem de trabalhar mais, o que pode piorar os sintomas de rinite", diz o otorrinolaringologista Fábio Pinna, do Hospital das Clínicas.

Para o chefe da Clínica Médica do Hospital Santa Paula, João Houly, o ar de alguns ambientes, como as casas de praia, pode desencadear irritações. "Pode dar um surto, pois a casa fica fechada o ano todo", explica.

Segundo os especialistas, se a rinite não for tratada pode desencadear outros problemas, como sinusite, laringite, bronquite e faringite. Se os sintomas não desaparecerem, é recomendável consultar um médico.

Boxe:

DICAS PARA FICAR LONGE DAS CRISES

Limpe a casa com um pano úmido e deixe o sol entrar
Lave o nariz com soro fisiológico
Não fume
Evite ar condicionado
Guarde os tapetes
Troque o travesseiro
Tire as plantas do quarto
Vá ao médico se os sintomas persistirem

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.