Verão será mais chuvoso nas regiões Sul e Sudeste por causa do El Niño

Brasília - O verão no Brasil será mais chuvoso nas regiões Sul e Sudeste por causa do El Niño, fenômeno climático ocasionado pelo aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico Equatorial, que continuará no período de janeiro a março de 2010.

Agência Brasil |

Além da maior parte do Sudeste (com exceção do norte de Minas Gerais e do Espírito Santo) e toda a  Região Sul, o volume de chuvas ficará acima do normal no sul de Goiás e em Mato Grosso do Sul. No norte do Amazonas e do Pará e no centro do Maranhão até a Paraíba choverá menos, segundo as previsões climáticas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). No restante do país, as chuvas ficarão dentro do normal.

No município de Capivari, no interior de São Paulo, pelo menos 3,5 mil pessoas estão desabrigadas por causa das fortes chuvas desde domingo (27).

De acordo com o meteorologista do grupo de previsão climática do Inpe, José Fernando Pesquero, no verão passado, o cenário era diferente - mais chuvas no Norte e Nordeste e seca no Sul -,devido aos efeitos do fenômeno La Niña, contrário ao El Niño. Conforme Pesquero, o El Niño deve perder força em meados do ano que vem.

Neste verão, iniciado no último dia 21, as temperaturas também serão mais altas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, ultrapassando a média normal de 30 a 32 graus Celsius (°C), e no Sudeste, acima de 26 a 28°C , segundo o meteorologista. No Sul, a temperatura deve ficar próxima da variação normal, de 24 a 26°C.

    Leia tudo sobre: chuvachuvas

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG