SÃO PAULO ¿ Gelo, esquis, hóquei e até neve. O cenário é típico de um país do hemisfério norte, mas não é muito longe do Centro de São Paulo que tudo isso pode ser visto. Neste sábado (10), o Sesc Pompéia inaugura sua programação especial de férias com o projeto ¿Pompéia Inverno... Vocês Verão!¿, que oferece a chance de conhecer e experimentar a cultura e esportes das regiões geladas na estação mais quente do ano, com entrada franca.

Cenógrafos criaram ambiente gelado na Pompéia

A ideia surgiu a partir da diretriz principal do Sesc-SP para o verão em todas suas unidades. A base para as atividades é a teoria das Inteligências Múltiplas, elaborada pelo psicólogo americano Howard Gardner, segundo a qual a mente humana é composta por múltiplas capacidades, independentes entre si, para linguagem, música, matemática e expressão corporal, entre outras habilidades. Todo mundo nasce com as inteligências. Algumas pessoas desenvolvem melhor umas do que outras, mas na infância é possível cultivar todas elas, explica Paulo Vilela, coordenador de esportes do Sesc Pompéia.

A ligação com os pólos é justificada através do despertar provocado pelas dificuldades, pois se acredita que essas inteligências são potencializadas em situações críticas, como no frio extremo. Nas adversidades é que o ser humano consegue se superar, afirma Vilela. A partir disso, traçamos a relação com os pólos, tão inóspitos. O homem fez dessa dificuldade um esporte, um lazer. O que era um obstáculo, com as nossas inteligências virou um prazer.

Assim, a iniciativa vai transformar o Sesc da avenida Clélia em um ambiente totalmente gelado, mesmo sem gelo. Uma equipe de cenógrafos, com experiência em adereços de escolas de samba, trabalhou intensamente para encher os galpões e áreas externas da unidade com resina, isopor, espuma, fibras sintéticas e sal grosso, tudo para simular neve e frio em pleno mês de janeiro.

Além disso, haverá uma pista para patinação de gelo sintético, que não utiliza energia elétrica para sua conservação. É um material branco, importado, que se assemelha muito ao gelo, tanto no aspecto quanto no deslize para os patins. Essas pistas são tendência na Europa e Estados Unidos, pela praticidade e pela sustentabilidade, já que não agridem ao meio ambiente, garante Vilela. 

Público também poderá experimentar snowboard

O público terá auxílio de monitores para experimentar a novidade e ainda vai poder acompanhar demonstrações de patinação artística de atletas brasileiros renomados, caso de Diego Dores, um dos melhores do mundo.

Outros esportes que os visitantes vão poder conferir na prática são o hóquei no gelo, cross country e, em uma rampa de 25 metros de altura, esqui e snowboard, numa parceria com a Confederação Brasileira de Desportos na Neve e entidades locais de apoio a modalidades de inverno. Neste sábado e domingo, às 18h30, atletas de renome internacional vão apresentar ao público sua desenvoltura no gelo artificial.

Também estarão abertos espaços dedicados exclusivamente às crianças, caso da escalada, que simula uma montanha coberta de neve, e da Vila Esquimó, em que pequenos de 0 a 6 anos terão à disposição brincadeiras para incentivar vivências sensoriais e motoras.



Serviço ¿ Pompéia Inverno... Vocês Verão!
De 10 de janeiro a 24 de fevereiro
Aberto de terça a domingo, das 10h às 19h
Entrada Franca
Sesc Pompéia (Rua Clélia, 93, São Paulo)
Informações: (11) 3871-7700
- todas as atividades com crianças menores de 10 anos deverão acontecer sob a supervisão dos pais ou responsáveis
- para participar da prática de esportes é necessário usar meias limpas e, em alguns casos, sapatos fechados

Leia mais sobre: Sesc

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.