Verão começa nesta quinta-feira e terá temperaturas dentro da média

Chuva ficará na média na região Sudeste; Norte terá mais chuvas e Sul, menos

iG São Paulo |

O Globo
Praia de Ipanema lotada
Para os que gostam da estação mais quente a boa notícia: o verão chegou. Oficialmente, começou às 3h30 desta quinta-feira (22). Ao longo da estação, deve ter chuva e temperaturas dentro da média na região Sudeste do País.

No entanto, o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec ) prevê chuva acima da média para a região Norte e abaixo do esperado para o Rio Grande do Sul. O verão deve ser seco na região Sul com períodos de estiagem. No Nordeste, a chuva deve ficar na média ou pouco acima da média e no Centro Oeste, dentro da média.

Reprodução
Sabrina Sato se refresca em praia
Para a cidade de São Paulo, o Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE) espera mínima média de 20º C e máxima de 29º. Janeiro de 2012 deve registrar menos chuvas em 2011, quando choveu 58% acima da média.

Veja a previsão do tempo em todo o País

Leia também: Sol forte leva milhares às praias de São Paulo e Rio

Dossiê verão: todas as tendências da estação

O Cptec fez a previsão baseado no fenômeno La Ninã que afeta as distribuições de chuva na América do Sul.

Neste verão, o Brasil vai contar com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), criado para emitir alertas em áreas de risco de inundações, enxurradas e deslizamentos. Segundo o ministro de Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, o sistema já deve dar resultados na prevenção de mortes nas chuvas do verão 2012.

    Leia tudo sobre: verãocalorchuva

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG