Ventos chegam a 100 km/h em Santa Catarina

Algumas cidades de Santa Catarina foram atingidas na madrugada de hoje por temporais com granizo e ventos fortes que ultrapassaram os 100 quilômetros por hora, segundo dados da Defesa Civil Estadual. Foram registradas também chuva moderada a forte e muita atividade elétrica.

Agência Estado |

Segundo a Defesa Civil, a forte instabilidade em todo o Sul do Brasil foi causada devido ao avanço de uma frente fria.

Nesta madrugada, a Defesa Civil registrou várias ocorrências em 21 municípios do Estado atingidos pelas fortes chuvas e ventos. A cidade de Guaraciaba, no extremo-oeste catarinense, foi a mais atingida, com quatro vítimas fatais e pelo menos 64 pessoas feridas, sendo que mais de 40 foram hospitalizadas. Cerca de 70% das residências foram danificadas pelo provável tornado que se abateu sobre a região.

No meio da manhã, os técnicos da Defesa Civil Estadual contabilizavam pelo menos dez municípios com danos provocados pelas chuvas. No Oeste, o município de Caçador comunicou o destelhamento de 90 residências, enquanto Abelardo Luz sofreu com a forte chuva de granizo que provocou prejuízos em pelo menos 370 residências. O município de São Domingos estava sem comunicação, enquanto a localidade de Campina da Alegria, no município de Vargem Bonita, sofre com a falta de água e energia elétrica, verificando o destelhamento de 180 residências. O município de Ipuaçu estava sem energia e com registros de destelhamento de casas e queda de árvores.

O município de Coronel Martins estava sem comunicação e energia elétrica, com destelhamento e queda de árvores. Monte Castelo informou aos técnicos da Defesa Civil Estadual a existência de cerca de 100 residências atingidas, com pelos menos dois feridos e uma vítima de enfarte. Penha, na foz do rio Itajaí-Açu estava sem água e sem eletricidade, além de contar com 150 residências atingidas pelas chuvas. Em Blumenau, no Vale do Itajaí, foram verificados destelhamentos, quedas de árvores e o desabamento de um galpão da empresa Auto Viação Catarinense. Além destes, registraram ocorrências Itajaí, Jaraguá do Sul, Navegantes, Porto União, Schroeder, Santa Cecília, Canoinhas, Santa Terezinha, Faxinal dos Guedes, Tigrinhos, Guaramirim.

Segundo previsão da Defesa Civil, esta condição de forte instabilidade com temporais ainda se estende hoje, amenizando no decorrer do dia. Para o restante da semana o tempo segue instável, com chuva no Estado e períodos de melhoria na maioria das regiões a partir de quinta-feira. Persiste o risco de temporal com ventos fortes e granizo isolado, mas não na mesma magnitude do que ocorreu nesta madrugada. As temperaturas ficam mais baixas nos próximos dias.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG