Vendaval derruba árvores e causa estragos em Campinas

Chuva e vendaval provocaram quedas de árvores, destelhamentos e danos a algumas construções nos municípios de Campinas, Jaguariúna e Pedreira, no interior paulista, na tarde de hoje. Ninguém ficou ferido, segundo informações da Defesa Civil regional.

Agência Estado |

O vendaval durou aproximadamente 20 minutos. De acordo com o órgão, os bairros mais afetados de Campinas foram Barão Geraldo, Chapadão e Santa Genebra.

De acordo com o Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o vento chegou a 81,6 quilômetros por hora. "É importante estar claro que isso ganha a classificação de vendaval. Tornados têm condições de formações muito diferentes do vento que vimos hoje e possuem velocidade acima de 120 quilômetros por hora", disse o diretor associado do Cepagri, Hilton Silveira Pinto.

O vento assustou quem estava pela rua e foi pego de surpresa, assim que o céu ficou carregado. "Com tanta coisa que a gente vê acontecendo na natureza, dá um certo medo de ser um tornado, uma coisa mais séria", afirmou a vendedora Ana Rosa Pereira, de 33 anos.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG