Vendas de supermercados do país crescem 6% em dezembro

SÃO PAULO (Reuters) - O faturamento dos supermercados do país cresceu 27,12 por cento em dezembro ante novembro e 6,07 por cento contra igual mês de 2007, segundo dados em termos reais divulgados pela Associação Brasileira dos Supermercados (Abras), nesta terça-feira. Em 2008 como um todo, o faturamento subiu 8,98 por cento. O dado segue a expansão de 5,92 por cento apurada em 2007 e ficou próximo da estimativa da entidade de alta de 9 a 10 por cento.

Reuters |

"O desempenho do setor supermercadista foi muito positivo em 2008. Isso foi reflexo do aumento de renda da população brasileira durante a maior parte do ano", disse o presidente da Abras, Sussumu Honda, em comunicado.

Os principais produtos dos supermercados --como alimentos-- são mais dependentes da renda do consumidor e não tanto do crédito, o setor mais afetado pela crise financeira global.

"No entanto, dezembro já apresentou uma redução no ritmo de crescimento das vendas. Em 2008, o impacto da crise não foi tão forte no nosso setor, entretanto, esse cenário tende a ser diferente em 2009 principalmente se houver aumento do desemprego", disse Honda.

Os dados são corrigidos pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

(Por Vanessa Stelzer)

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG