As principais capitais do Brasil preparam grandes festas para comemorar a chegada de 2010. Mesmo com previsão de chuva para a maior parte do País, a virada do ano terá muitos shows, fogos de artifício, segurança reforçada e alterações no trânsito em algumas avenidas. Veja abaixo o que muda no Rio de Janeiro e em São Paulo nesta quinta-feira.

Rio de Janeiro

Divulgação
sdf
Cariocas acompanham passagem de som
Clima - Uma das mais tradicional festas da virada brasileira, na praia de Copacabana, poderá ter chuva. Uma frente fria avança para a região Sudeste e aumenta as condições de precipitação no Rio de Janeiro, de acordo com a Climatempo. Veja a previsão do tempo para os próximos quatro dias .

Shows - Mais de 2 milhões de pessoas são aguardadas para a festa em Copacabana. Quem estiver por lá poderá curtir a Orquestra Sinfônica Petrobras, Paralamas do Sucesso, Carlinhos Brown e Lulu Santos, que se apresentarão no palco principal, em frente ao Copacabana Palace. Haverá ainda, às 20h, uma inédita cerimônia para o pôr do sol, uma das surpresas do evento. Também se apresentem, nos demais palcos montados na praia, as bandas Blitz e de Ed Motta, entre outros. No céu de Copacabana, os fogos vão abrir 2010 com nove mensagens:  renovação, prosperidade, paz, felicidade, amigos, família, amor, Brasil e futuro. Veja a programação completa de show em Copacabana . Na Barra da Tijuca, a prefeitura espera mais um milhão de pessoas. Veja a agenda de shows na Barra da Tijuca .

Segurança - Para garantir que a festa seja organizada e segura, os órgãos públicos montarão um hospital no calçadão e disponibilizarão uma viatura multiuso para bombeiros.  O choque de ordem preparado especialmente para a virada do ano contará com 1.300 policiais em Copacabana e mais 800 nos demais pontos de comemoração do Rio. Veja o esquema de segurança na capital fluminense .

Transporte - O Rio terá um bloqueio maior no trânsito. erão 34 bloqueios no trânsito, nos acessos à praia de Copacabana a partir das 7h do dia 31. Neste ano, a prefeitura vai interditar também ruas que levam ao Leme, bairro vizinho. Veja o esquema especial de trânsito para o réveillon de Copacabana

Abre e fecha - Por causa do feriado do réveillon, alguns serviços na capital fluminense terão os horários alterados. Veja o que abre e fecha no Rio de Janeiro e programe-se .


Funcionário faz os últimos preparativos para a festa no Rio / AE

São Paulo

Clima - O réveillon na Avenida Paulista também poderá ser molhado. Na capital, a previsão do tempo também é de chuva. Segundo a Climatempo, a frente fria que avança sobre o Sudeste do País deve atingir São Paulo na noite desta quinta-feira. Veja a previsão para os próximos quatro dias .

Shows - A festa terá início a partir das 20h e deverá se estender até as 2h30 do dia 1º de janeiro. Mais de 2,5 milhões de pessoas são esperadas para conferir shows de Pitty, Dudu Nobre, Maria Rita e Edson e Hudson. Após a virada do ano, apresentam-se Martinho da Vila, KLB (cantando canções dos Beatles) e a Mocidade Alegre. Veja a programação de shows na Avenida Paulista .

Segurança - Mais de 2500 policiais farão a segurança da festa na Paulista. Todas as pessoas passarão por revista pessoal para adentrar a área da festa e não será permitido o ingresso portando fogos de artifício e latas ou garrafas de bebidas como vinhos, champanhes, cervejas e refrigerantes. Leia mais sobre o esquema de segurança em São Paulo .

Trânsito - Os transportes municipais funcionarão em horários diferenciados nos dias 31 de dezembro e no dia 1º de janeiro, tanto para a festa na Avenida Paulista como para a tradicional corrida de São Silvestre. Para evitar imprevistos, antes de sair de casa, veja como funcionarão o metrô, trens e ônibus na capital paulista .

Abre e fecha - Segundo decreto publicado no Diário Oficial da Cidade de São Paulo, o atendimento nas repartições públicas no feriado do dia 1º/1 e no dia 31 de dezembro é facultativo. Veja o que funciona e o que fecha nesses dias em São Paulo .

Leia mais sobre réveillon

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.