dez novos ministros durante cerimônia no Palácio do Itamaraty. Eles vão substituir os ministros que deixam o governo para disputar as eleições. Veja quem são os novos ministros:" / dez novos ministros durante cerimônia no Palácio do Itamaraty. Eles vão substituir os ministros que deixam o governo para disputar as eleições. Veja quem são os novos ministros:" /

Veja quem são os dez novos ministros do governo Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu posse nesta quarta-feira a http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2010/03/31/o+ministerio+do+segundo+escalao+9444930.html target=_topdez novos ministros durante cerimônia no Palácio do Itamaraty. Eles vão substituir os ministros que deixam o governo para disputar as eleições. Veja quem são os novos ministros:

Andréia Sadi, iG Brasília |



AE
Casa Civil

Erenice Guerra - secretária executiva da então ministra chefe da Casa Civil Dilma Rousseff, é um dos braços direitos de Dilma. Erenice foi apontada pela oposição como executora do dossiê sobre os gastos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso a mando da ministra, em 2008. Ela nega as acusações. Ela já foi conselheira fiscal da Petrobras, consultora jurídica do Ministério de Minas e Energia, assessora jurídica na Câmara dos Deputados, e consultora da Unesco.

Divulgação
Agricultura

Wagner Rossi - Presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), foi o único nome apresentado por Reinhold Stephanes. Lula avaliou como o nome mais adequado para assumir a pasta.

Divulgação
Desenvolvimento Social

Márcia Lopes - vai ocupar a pasta responsável pelo programa Bolsa Família, um dos principais programas do governo Lula. Márcia já foi secretária executiva do ministério comandado por Patrus Ananias, mas havia se afastado devido a projetos acadêmicos.

Agência Brasil
Comunicações

José Artur Filardi - Artur era o chefe de gabinete de Hélio Costa. Lula tinha pedido outras opções ao PMDB, mas nenhum nome apresentado atendia ao perfil traçado pelo presidente.

Agência Brasil
Transportes

Paulo Sérgio Oliveira Passos -  secretário executivo da pasta. Formado em Economia, Paulo iniciou sua carreira no Ministério dos Transportes em 1973, onde ocupou diversos cargos e foi ministro por um ano, entre 2006 e 2007.

Agência Brasil
Integração Nacional

João Santana - braço-direito de Geddel na pasta era secretário executivo. Já foi secretário de Infraestrutura Hídrica no Ministério da Integração e atuou como secretário de Serviços Públicos e de Saúde na Bahia.

Agência Brasil
Minas e Energia

Márcio Zimmerman - secretário executivo da pasta, Zimmermann chegou a ser cotado para o cargo de ministro em 2007, quando Silas Rondeau deixou o posto em função de denúncias de corrupção. Agora, ocupa a pasta no lugar de Edison Lobão.

Divulgação

Secretaria Especial de Políticas e Promoção da Igualdade Racial

Elói Ferreira - secretário executivo da pasta. O novo ministro assumiu a Secretaria Adjunta da Seppir em 2008, ocasião em que representou o governo federal em diversos seminários nacionais e internacionais de políticas afirmativas. Também foi chefe de gabinete na Câmara dos Deputados e na Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Eloi é graduado em Zootecnia e Direito, com mestrado em Engenharia de Transporte.

Divulgação
Previdência

Carlos Gabbas - secretário executivo da pasta. Em 2005, assumiu a Secretaria-Executiva do Ministério da Previdência Social, cargo que ocupou até esta data.

Agência Brasil
Meio Ambiente

Izabella Teixeira - secretária executiva da pasta, Izabella é funcionária de carreira do Ibama desde 1984. Também foi subsecretária de Estado do Meio Ambiente da Secretaria do Ambiente do Rio de Janeiro de 2007 a 2008. 

Leia também:

  • Comando do PT prepara maratona para manter Dilma na vitrine eleitoral
  • Fora do governo, Serra cuida de palanques, de vice e percorre o país

    Leia mais sobre eleições 2010

    • Leia tudo sobre: eleições 2010

      Notícias Relacionadas


        Mais destaques

        Destaques da home iG