Veja o que funciona no feriado de Natal

O que abre e o que fecha nesta sexta-feira e no sábado

iG São Paulo |

Por conta dos festejos de Natal, que será comemorado de sexta-feira para sábado, diversos estabelecimentos públicos e privados do País mudam sua rotina de trabalho. Veja abaixo:

Bancos

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informa que os bancos terão horários diferenciados no feriado de Natal. Nas capitais e regiões metropolitanas com horário igual ao de Brasília, o funcionamento das agências será das 09h às 11h (hora local). No interior, as agências funcionarão das 8h às 10h (hora local).

Nas capitais e regiões metropolitanas com diferença de uma hora em relação a Brasília, o funcionamento das agências será das 09h às 10h (hora local). No interior, as agências funcionarão das 7h às 9h (hora local).

Nas capitais e regiões metropolitanas com diferença de duas horas em relação a Brasília, o funcionamento das agências será das 08h às 10h (hora local). No interior, as agências funcionarão das 7h às 9h (hora local). A Febraban recomenda a fixação de cartazes nas agências, informando sobre o horário especial de atendimento ao público no dia 24 de dezembro.

As contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo, por exemplo) e os carnês que vencerem no dia 25 poderão ser pagos no próximo dia útil (segunda-feira, dia 27 de dezembro), sem incidência de multa. Os tributos normalmente já estão com a data ajustada pelo calendário de feriados federais, estaduais e municipais. Os caixas eletrônicos e os serviços de atendimento por telefone e de Internet Banking funcionarão normalmente.

Correios

Os Correios já definiram os horários de funcionamento das agências no período no fim do ano. Nos dias 24 e 31 de dezembro, as agências funcionarão até as 12h. Aos sábados, nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro, as agências dos Correios não abrirão. Nos domingos, dias 26 de dezembro e 2 de janeiro, as agências não funcionarão, incluindo as que normalmente fazem plantão. Os serviços Sedex Hoje, Sedex 10, Sedex Mundi e Disque Coleta não funcionarão nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1º de janeiro. A Central de Atendimento dos Correios funcionará normalmente no final do ano, diariamente, das 8h às 22h, com exceção dos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1º de janeiro, quando funcionará de 8h às 14h.

Casas lotéricas

As casas lotéricas estarão fechadas no dia 25. No dia 24, o funcionamento é normal. As loterias que normalmente são sorteadas no sábado terão seus sorteios antecipados para a sexta-feira, caso da Loteria Federal (Especial de Natal), da Lotomania, da Quina, da Dupla-Sena, da Timemania e da Mega-Sena. As apostas em loterias podem ser feitas até as 19h. As outras atividades como pagamento de contas, depósitos, saques, retirada de benefícios poderão ser realizadas normalmente.

Shoppings

De acordo com a Associação Brasileira de Shopping Centers, a abertura de shoppings é opcional em feriados. Muitos devem adotar o seguinte horário: nas vésperas das festas, dias 24 e 31, estarão abertos até as 18h. Já nos dias 25/12 e 1º. de janeiro, a abertura será facultativa para as lojas, das 10 às 18h, embora os shoppings mantenham seu horário normal das 10 às 22h.

- Veja o que abre e fecha em São Paulo

- Veja o que abre e fecha no Rio de Janeiro

    Leia tudo sobre: feriadoabre e fechanatal

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG