Veja o que funciona no feriado da Tiradentes no Rio de Janeiro

RIO DE JANEIRO - O feriado de Tiradentes, que acontece no dia 21, provoca mudanças no funcionamento de estabelecimentos públicos e privados na cidade do Rio de Janeiro.

Redação |

Na segunda-feira (20), a prefeitura da cidade decretou ponto facultativo. Veja o que abre e fecha no feriado:

Assistência Social

Os serviços de centros de acolhimento funcionam normalmente durante todo o feriado em toda a cidade.

Bancos

Os bancos do Rio de Janeiro funcionam normalmente na segunda-feira. Na terça-feira, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) comunica que os bancos estarão fechados para atendimento ao público. As contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo, por exemplo) e os carnês que vencerem no dia 21 de abril poderão ser pagas no próximo dia útil (22), sem incidência de multa.

Educação

De acordo com a Secretaria de Educação do Rio de Janeiro, não haverá aula nas escolas municipais na segunda e na terça-feira.

Saúde

Os postos de saúde 24 horas e hospitais de emergência funcionam normalmente durante o fim de semana e o feriado.

Transporte

A Secretaria de Transportes do Rio de Janeiro informou que sua Gerência de Área Especial, que monitora os principais túneis, a Linha Vermelha e a avenida Brasil, segue com atendimento no 0800-28-28-664 durante todo o feriado. O serviço de acompanhamento de trânsito online (disponível no www.rio.rj.gov.br/smtr ) também continua nos dias 20 e 21.

Já o metrô da cidade vai funcionar das 7h às 23h no feriado. O mesmo esquema vale para os ônibus Metrô Na Superfície, que saem das estações Botafogo e Siqueira Campos em direção à Gávea. Também funcionam neste horário as linhas de integração expressas, com exceção das linhas 634 A e 696 A, que saem da estação de Del Castilho para o Fundão e não circulam nos fins de semana e feriados. Na segunda-feira, os trens operam normalmente.

Coleta de lixo

A coleta de lixo será normal durante o feriado de Tiradentes. Também será feita regularmente a limpeza de ruas, praças, feiras livres, parques, praias e demais áreas de lazer.
O Serviço de Atendimento ao Cidadão vai funcionar normalmente. Os pedidos de remoção gratuita e de outros serviços podem ser feitos através do telefone 2204-9999, de segunda-feira a sábado, das 6h às 22h.

Correios

Na segunda-feira, o funcionamento das agências dos Correios é normal, mesmo com o ponto facultativo na cidade. Na terça-feira, a maioria das agências está fechada. Para mais informações ligue: 3003-0100 (das capitais e regiões metropolitanas).

    Leia tudo sobre: abre e fecha

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG