Veja o que abre e o que fecha no Rio no feriado de Corpus Christi

RIO DE JANEIRO - O feriado Corpus Christi provoca alteração no horário funcionamento de alguns estabelecimentos e serviços no Rio de Janeiro. Veja abaixo o que abre e o que fecha na cidade.

Redação |

Metrô

O metrô vai funcionar das 7h às 23h, na quinta-feira e no domingo. O mesmo esquema vale para ônibus do Metrô superfície, que saem das estações Siqueira Campos, em Copacabana, e Botafogo, em direção à zona sul, e o Metrô Barra. Nesta sexta-feira e no sábado, o horário será normal, das 5h à meia-noite.

As linhas de integração vão operar normalmente, com exceção das linhas 634 A e 696 A, que saem da estação de Del Castilho para o Fundão e não circulam nos domingos e feriados. Os trens operam normalmente nesta sexta-feira e no sábado, das 5h à meia-noite.

Rodoviária

A administração da Rodoviária Novo Rio espera um fluxo de 242 mil passageiros saindo e chegando à capital carioca a partir desta quarta-feira. A expectativa de maior movimento no terminal será nesta quarta, quando 30 mil pessoas devem deixar a cidade.

De acordo com as 41 empresas que operam no terminal, os destinos mais procurados são as regiões dos Lagos e Serrana, cidades histórias de Minas Gerais e praias do Nordeste.

Supermercados e shoppings

Os supermercados funcionam em horário normal durante todos os dias do feriado de Corpus Christi. Já as lojas dos shoppings abrem das 15h às 21h nesta quinta-feira. Algumas praças de alimentação abrem às 10h e vão até as 23h. Os estabalecimentos funcionam em horário normal na sexta-feira.

Correios

Duas agências dos Correios vão operar, em esquema especial, nesta quinta-feira. A agência do Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador, no subúrbio do Rio, abre das 7h às 19h. No Centro Cultural Correios, no Centro da cidade, o funcionamento é das 12h às 19h. Na sexta, os serviços ocorrem em horário normal.

Barcas

As linhas Rio-Cocotá e Rio-Charitas não operam nesta quinta-feira. Na Rio-Niterói, haverá saídas da Praça XV a cada meia hora, das 6h às 23h. Após esse horário e até as 6h da sexta, as saídas serão regulares, com intervalos de uma hora. As saídas de Niterói serão das 5h30 às 23h30, a cada meia hora. Na sexta-feira o horário é normal.

Postos da Secretaria de Fazenda

Os postos de atendimento da Secretaria Municipal de Fazenda instalados no Barra Shopping, Rio Sul, Norte Shopping e Madureira Shopping funcionarão normalmente na sexta-feira e no sábado, dias 23 e 24, após o feriado de Corpus Christi.

Já a sede da Secretaria Municipal de Fazenda, na Cidade Nova, e os postos localizados em dez bairros ficarão fechados na sexta-feira, dia 23. O atendimento voltará ao normal na segunda-feira, dia 26.

O atendimento ao público nos postos dos shoppings é feito de segunda a sexta, das 10h às 22h; e aos sábados, das 10h às 16h. Já a Secretaria de Fazenda e os postos situados nos bairros funcionam de segunda a sexta, das 9h às 16h.

A página da Secretaria Municipal de Fazenda na internet estará à disposição dos interessados em obter informações e serviços a respeito de taxas e impostos municipais.

Reboques da Prefeitura

Equipes de fiscalização da CET-Rio responsáveis pelo serviço de reboque de veículos estacionados irregularmente vão trabalhar normalmente no feriado prolongado de Corpus Christi. Já os depósitos de veículos daquele órgão abrirão apenas na sexta-feira, 23 de maio, para liberação de carros apreendidos ou removidos durante o feriado do dia anterior.

A liberação será feita das 9h às 18h, na Central de Atendimento ao Usuário, na Rua dos Andradas 96, sobreloja, no Centro. Em caso de utilização de reboque, serão cobradas diárias e despesas de remoção.

O veículo rebocado na quarta-feira, dia 21, também poderá ser liberado no dia 23. Nesse caso, o motorista pagará somente uma diária.

Rioluz

A Rioluz, empresa vinculada à Secretaria Extraordinária de Qualidade de Vida, informa que vai atuar com equipes de plantão neste feriado (entre os dias 23 e 25 de maio) nas sete gerências regionais para atender às solicitações de emergências na iluminação pública da Cidade.

Para solicitar o serviço, a população deve ligar para o DisqueLuz (2535-5151), que funcionará 24 horas para atender às solicitações de conserto da iluminação pública da Cidade.

Parques naturais

Os parques naturais do Município, administrados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, abrirão normalmente no feriado de Corpus Christi, dia 22, com atividades gratuitas. De terça-feira a domingo, a visitação pública pode ser feita das 8h às 17h, com direito a várias opções de lazer, como trilhas, área para piquenique e de brinquedos para as crianças.

Ficarão abertos os seguintes parques: Dois Irmãos, no Leblon; Cidade, na Gávea; Catacumba, na Lagoa, Darke de Matos, em Paquetá; Marapendi e Chico Mendes, no Recreio dos Bandeirantes; Bosques da Barra, na Barra da Tijuca, e Freguesia, em Jacarepaguá; Prainha e Grumari, em Grumari; Mendanha, em Bangu; Chacrinha, em Copacabana; e Grajaú.

Outro espaço que funcionará é a Quinta da Boa Vista, no bairro de São Cristóvão. O lugar também oferece muitas oportunidades de recreação e lazer, como passeio de bicicleta, caminhada, corrida e piquenique.

Vilas olímpicas e Cidade das Crianças

A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL) informa que as vilas olímpicas municipais e a Cidade das Crianças Leonel Brizola, em Santa Cruz, não abrirão nesta quinta-feira, 22, feriado de Corpus Christi, e na sexta-feira, 23. Os dois equipamentos retomarão suas atividades no fim de semana, dias 24 e 25.

Já o Parque de Lazer de Deodoro funcionará normalmente de quinta-feira à domingo. Confira os endereços.

- Vila Olímpica da Maré (Rua Tancredo Neves, s/nº - Complexo da Maré);

- Vila Olímpica da Gamboa (Rua União, s/nº ¿ Gamboa);

- Vila Olímpica Mestre André (Rua Marechal Falcão, s/nº - Padre Miguel);

- Vila Olímpica Carlos Castilho (Estrada do Itararé, 389 - Ramos);

- Vila Olímpica Clara Nunes (Rua Pedro Jório, s/nº - Acari);

- Vila Olímpica Oscar Schmidt (Antiga Estrada do Matadouro, s/nº - Santa Cruz);

- Vila Olímpica Ary Carvalho (Rua Paulino Sacramento s/nº - Vila Kennedy);

- Centro Esportivo Miécimo da Silva (Rua Olinda Ellis, 470 ¿Campo Grande);

- Greip da Penha (Rua Santa Engrácia, 440 ¿ IAPI da Penha);

- Parque da Vizinhança Dias Gomes (Estrada do Camboatá, s/nº ¿ Deodoro);

- Cidade das Crianças (Rodovia Rio-Santos, Km 1 ¿ Santa Cruz);

Mais informações na Central de Atendimento da SMEL (2497-4402). 

Secretaria de Governo

Os órgãos da Secretaria Municipal de Governo vão trabalhar em regime de plantão durante o feriado prolongado de 22 (quinta-feira), quando se comemora Corpus Christi, a 25 de maio (domingo). Embora não vá haver expediente administrativo nesse período, equipes da Coordenação de Controle Urbano, Defesa Civil, Vigilância Sanitária e Coordenação de Licenciamento e Fiscalização atenderão à população. Confira:

Defesa Civil: Manterá equipes de plantão 24 horas, inclusive para ações do Comando de Operação contra a Dengue. Na quinta-feira, técnicos do órgão, acompanhados de integrantes da União dos Escoteiros do Brasil (seção Rio de Janeiro), farão ações preventivas em terminais rodoviários, pela manhã, e shopping centers, à tarde.  Para atendimento casos de emergências, a Defesa Civil manterá disponíveis os telefones 199 e 2576-5665. Informações sobre possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, podem ser enviadas pelo e-mail cosidec@rio.rj.gov.br .

Vigilância Sanitária: Equipes do Pronto Atendimento da Fiscalização Sanitária (Pafs) estarão a postos para receber eventuais reclamações da população. Contatos pelo e-mail ouvidovisa@rio.rj.gov.br , da Ouvidoria da Vigilância Sanitária.

Controle Urbano/Licenciamento e Fiscalização: Quinta-feira, dia 22, os fiscais da Coordenação de Controle Urbano e da Coordenação de Licenciamento e Fiscalização vão atuar em diversos pontos da Cidade, com o objetivo de coibir o comércio irregular e ordenar o entorno dos locais onde aconteçam eventos comemorativos a Corpus Christi, com atenção especial para as procissões.  No fim de semana, as ações serão intensificadas na orla marítima e no entorno dos estádios do Maracanã e Engenhão. As denúncias serão recebidas através do e-mail ouvidoria_clf.smf@pcrj.rj.gov.br .

Feiras Livres: As feiras livres funcionarão normalmente, de acordo com a programação semanal definida pela Divisão de Feiras da Coordenadoria de Controle Urbano, inclusive no feriado de Corpus Christi. A lista de locais de feiras está disponível na internet ( www.rio.rj.gov.br/clf/feiras ).

GM-Rio

A Guarda Municipal do Rio de Janeiro vai atuar com 365 agentes (sendo 100 de trânsito) nos principais eventos religiosos de Corpus Christi, além das partidas de futebol pelo Campeonato Brasileiro, no Maracanã e no Engenhão, e do Campeonato de Tênis de Mesa, no Riocentro.

O efetivo irá cuidar do controle urbano (inibição do comércio ambulante), do ordenamento do trânsito e do atendimento do público em geral. Confira:

Quinta, dia 22:

Corpus Christi: A GM-Rio vai atuará com 170 GMs (sendo 48 de trânsito) na procissão de Corpus Christi, que sairá às 16h da Candelária em direção a Catedral Metropolitana. A partir das 9h, equipes já estarão de prontidão em diversos pontos ao longo do percurso. Além disso, a Guarda vai empregar ainda 27 GMs (sendo sete de trânsito) em missa que será celebrada às 9h no Complexo Esportivo Municipal Miécimo da Silva, em Campo Grande.

Sábado, dia 24:

Tênis de Mesa: Para o Campeonato Mundial de Veteranos de Tênis de Mesa, que acontece entre os dias 24 e 30 de maio, no Riocentro, a Guarda disponibilizou dez GMs que diariamente farão o patrulhamento no local.

Show Evangélico: Outros 21 agentes vão atuar no controle urbano (inibição do comércio irregular) no entorno do Maracanãzinho, onde ocorre show evangélico, a partir das 19h30m.

Campeonato Brasileiro: Para o jogo entre Flamengo e Internacional, válido pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro, às 18h no Maracanã, serão 60 agentes (sendo 25 no trânsito).

Domingo, dia 25:

Campeonato Brasileiro: O esquema especial para a partida entre Botafogo e Vasco, às 18h no Estádio Olímpico Municipal João Havelange, começa a partir das 13h, com 77 guardas (sendo 20 de trânsito) que estarão de prontidão no entorno do estádio e vias de acesso. Desse efetivo, seis duplas de guardas condutores e seus cães estarão em patrulhamento. 

Tráfego

A Coordenadoria de Vias Especiais (CVE) e a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio) manterão, durante o feriado prolongado de Corpus Christi (22 a 25) os serviços de informação sobre as condições do trânsito na cidade. O Centro de Controle Operacional (CCO) estará disponível para consultas 24 horas, pelo telefone 0800-2828664.

Haverá também informações disponíveis na internet, através do Boletim de Trânsito do Portal de Trânsito e Transportes da Prefeitura ( www.rio.rj.gov.br/smtr ). Elaborado e atualizado pela Gerência de Controle de Tráfego da CET-Rio, o portal monitora o fluxo de veículos por meio de 93 câmeras, distribuídas em diversos bairros. 

Bancos

As agências bancárias não funcionarão nesta quinta-feira, mas abrem normalmente na sexta.

Feiras Livres

As feiras funcionarão normalmente, de acordo com o cronograma semanal.

Leia mais sobre: Dia do Trabalho

    Leia tudo sobre: feriado

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG