RIO DE JANEIRO ¿ Por causa do feriado do réveillon, alguns serviços na capital fluminense terão os horários alterados. Veja o que abre e fecha no Rio de Janeiro e programe-se.

Shoppings

Os shoppings  do Rio de Janeiro terão horário de funcionamento diferenciado nos dias 31 e 1º de janeiro, ponto facultativo.

No dia 31, os shopping abrem das 10h às 16h. No dia 1º, as lojas ficam fechadas e a praça de alimentação funciona das 10h às 22h no Norte shopping; das 12h às 23h, no Barra shopping, e das 12h às 21h no Rio Sul.

Supermercados

Segundo a Associação de Supermercados do Rio de Janeiro, no dia 1º de janeiro, os supermercados não funcionarão. No dia 31 devem ficar abertos até as 18h para aquelas compras de última hora.

Bancos

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), no dia 31, os bancos atenderão em horário especial. Na capital e região metropolitana, o atendimento será das 9h às 11h. No interior, das 8h às 10h.

As contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo, por exemplo) e os carnês que, porventura, vencerem nos dias dia 31/12 e 1º de janeiro poderão ser quitados no dia 4 de janeiro. 

Casas lotéricas

No dia 31 de dezembro, os donos das casas loterias têm autonomia para decidir em que horário irão funcionar, exceto os que trabalham em shoppings, que devem acompanhar o horário de funcionamento das demais lojas. No dia 1º, as casas lotéricas estarão fechadas.

Correios

Conforme os Correios, na véspera do Ano Novo, as agências funcionarão até as 12h. No dia 1º de janeiro, não abrirão. No dia 2 de janeiro, algumas agências funcionarão em regime de plantão.

Os serviços de Sedex Hoje, Sedex 10, Sedex Mundi e Disque Coleta estarão interrompidos nos dias 30 e 31 de dezembro e 1º de janeiro.

Defesa Civil

Para atendimento em casos de emergências, a Defesa Civil coloca à disposição da população 24 horas por dia o telefone gratuito 199

Saúde

Os postos de saúde 24 horas e hospitais de emergência funcionam normalmente durante o fim de semana e o feriado.

Coleta de lixo

Segundo a Comlurb, a coleta de lixo diurna não sofrerá alteração na cidade. No dia 31 de dezembro não haverá coleta noturna. Ela será realizada no dia 1º de janeiro, a partir das 19h.

A coleta seletiva noturna do dia 31 de dezembro, realizada nos bairros de Ipanema, Leblon e Freguesia, acontecerá em 02 janeiro, a partir das 18h.

Trens

A SuperVia adotou um esquema especial para atender os passageiros no Ano Novo. Veja:

31 de dezembro

Horário de funcionamento: das 4h34 às 22h31

Serão disponibilizados trens extras com destino a estação Central do Brasil saindo de Japeri, Santa Cruz, Saracuruna e Belford Roxo.

Ramal Santa Cruz: intervalos variam de 20 a 30 minutos.

Ramal Japeri: intervalos variam de 20 a 30 minutos.

Ramal Saracuruna: intervalos de 40 minutos.

Ramal Belford Roxo: intervalos variam de 30 a 60 minutos.

1º de janeiro de 2010

Horário de funcionamento: das 4h39 à 0h34

Ramal Santa Cruz: intervalos de 40 minutos.

Ramal Japeri: intervalos de 40 minutos.

Ramal Saracuruna: intervalos de 60 minutos.

Ramal Belford Roxo: intervalos de 90 minutos.

Metrô - Operação Réveillon

Para atender os passageiros que irão assistir à queima de fogos na Praia de Copacabana, o Metrô Rio vai estender a operação da Linha 2 no dia 31 de dezembro, oferecendo a viagem direta de Pavuna até a Estação Cantagalo e não só até a estação Botafogo. O mesmo esquema será adotado na volta da festa, com a viagem direta de Copacabana até a Pavuna. 

O embarque para a festa tem horário pré-determinado, entre 19h e meia-noite, e será permitido apenas com os cartões especiais, vendidos por faixa de horário, com validade de uma hora.

Já a volta poderá ser feita de meia-noite às 7h do primeiro dia do ano exclusivamente pelas Estações Cantagalo, Siqueira Campos, Cardeal Arcoverde e Largo do Machado. As demais estações das Linhas 1 e 2 estarão abertas apenas para desembarque neste horário.  

Leia mais sobre:  réveillon

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.