RIO DE JANEIRO - Por causa do feriado prolongado em homenagem a São Sebastião, padroeiro da cidade, alguns serviços na capital fluminense terão os horários alterados. Confira o que abre e fecha neste feriadão.

Bancos - As agências funcionam normalmente na segunda-feira das 10h às 16h. No dia 20 de janeiro não haverá expediente. Somente os caixas eletrônicos irão funcionar.

Correios - As agências funcionam normalmente na segunda-feira. No dia 20 de janeiro não haverá expediente.

Supermercados - Na segunda-feira, os supermercados funcionam normalmente. No feriado de São Sebastião, as lojas vão abrir a partir das 8h. O horário de fechamento vai variar de acordo com o supermercado. Alguns ficarão abertos até as 14h e outros até às 22h.

Detran - O Detran vai funcionar normalmente na segunda-feira. Todos os seus setores estarão abertos ao público, inclusive os postos de atendimento, o teleatendimento e o departamento responsável pela liberação de veículos apreendidos. Somente os postos do Rio Simples, na Central do Brasil, e do Banerjão, na  Rua da Ajuda, ficarão fechados na véspera do feriado de São Sebastião.

Coleta de lixo - A coleta domiciliar e seletiva da Comlurb será normal na próxima segunda e terça-feira, dias 19 e 20. Também será feita regularmente a limpeza de ruas, praças, feiras livres, parques, praias e demais áreas de lazer, bem como a poda de árvores.

Secretaria de Fazenda - A Secretaria Municipal de Fazenda informa que os postos de atendimento localizados no Barra Shopping, Rio Sul, Norte Shopping e Madureira Shopping funcionarão normalmente no dia 17, das 10h às 16h, para que o contribuinte tire dúvidas a respeito do IPTU e de outros tributos municipais. Já na segunda e terça-feira, dias 19 e 20, esses postos estarão fechados, em função do decreto que estabeleceu ponto facultativo e do feriado de São Sebastião.

Parques públicos - A Secretaria Municipal de Meio Ambiente manterá seus parques naturais abertos normalmente, das 8h às 18h, durante o feriado prolongado de São Sebastião, padroeiro da cidade. A exceção é o dia 19, segunda-feira, quando tradicionalmente os espaços ficam fechados ao público para manutenção.

Festejos

A Guarda Municipal do Rio de Janeiro atuará com 180 guardas, sendo 46 de trânsito, nos dois tradicionais eventos do Feriado de São Sebastião: a corrida e a procissão em homenagem ao padroeiro da cidade.

Corrida de São Sebastião - O esquema especial para a competição, realizada no Aterro do Flamengo, terá 52 guardas municipais e começa às 8h30m. Do efetivo, 23 agentes são de trânsito e estarão distribuídos pela área de lazer do parque realizando os bloqueios e interdições elaboradas pela CET-Rio.

Procissão de São Sebastião -  O cortejo sairá às 15h da Igreja de São Sebastião dos Frades Capuchinhos, na Tijuca, e prossegue até a Catedral de São Sebastião do Rio de Janeiro, no Centro. Ao longo do percurso, a Guarda Municipal vai empregar 128 guardas, sendo 105 realizando o controle urbano, a partir das 5h, pelos principais pontos de passagem do cortejo. Outros 23 agentes farão o ordenamento do trânsito nas principais vias utilizadas pela procissão.

Leia mais sobre: feriado de São Sebastião

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.