Veja como funcionarão os transportes em São Paulo no Natal e Réveillon

SÃO PAULO ¿ Por causa do feriado de Natal e da tradicional festa de Réveillon realizada na avenida Paulista, os transportes municipais funcionarão em horários diferenciados nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e no dia 1º de janeiro. Para evitar imprevistos, antes de sair de casa, veja como funcionarão o metrô, trens e ônibus na capital.

iG São Paulo |

Metrô

De acordo com o Metrô, nas semanas do Natal e Ano Novo haverá reforço no número de trens do metrô em circulação. Na quarta-feira, dia 23, a Linhas 1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi) terá 14 trens a mais e, a Linha 3-Vermelha (Corinthians/Itaquera-Palmeiras/Barra Funda), 10.

Para a véspera do Natal, dia 24, circularão 37 trens no pico da manhã e 33 trens no horário no pico da tarde na Linha 1 Azul. Na Linha 2-Verde, circularão 8 trens o dia todo, com 4 trens reserva para qualquer eventualidade. Na Linha 3-Vermelha, circularão 40 trens no pico da manhã e 35 trens no pico da tarde. Na Linha 5-Lilás, circularão 4 trens o dia todo.

Na sexta-feira, dia 25, a frota que estará em circulação será semelhante a de um domingo. O horário de funcionamento na semana do natal será o habitual, das 4h40 até por volta da 0h.

Na segunda-feira, dia 28, o Metrô antecipará em quarenta minutos o horário de aberturas das estações nas linhas 1-Azul e 3-Vermelha, nas quais a operação terá início às 4h00. Na Linha 2-Verde, a abertura das estações acontece dez minutos antes do habitual, às 4h30. Na Linha 5-Lilás, a operação terá início como de costume, às 4h40.

Na terça-feira, dia 29, a oferta de viagens será equivalente a de um dia útil, sem alterações nas frotas em operação. Na quarta-feira, dia 30, o Metrô começa a reforçar a frota e oferece mais viagens aos usuários no período da noite. Na Linha 1, serão oferecidas 14 viagens a mais e na Linha 3, 10 viagens.

Réveillon

Em razão da festa na avenida paulista, no dia 31, as estações Paraíso, Brigadeiro e Consolação permanecerão abertas ininterruptamente, durante toda a madrugada do dia 1º, para embarque e desembarque. Já a estação Trianon-Masp será fechada às 19h do dia 31 e reaberta às 4h40 do dia 1º.

Todas as demais estações das linhas 1, 2 e 3 permanecerão abertas para embarque e desembarque até as 2h do dia 1º. Após esse horário, os usuários poderão somente desembarcar nestas estações. Às 4h40 do dia 1º, todas as estações reabrem para embarque e desembarque.

Durante a madrugada do dia 1º, serão mantidos em circulação nove trens na Linha 1-Azul, oito composições na Linha 2-Verde e nove trens na Linha 3-Vermelha.

O funcionamento das estações da Linha 5-Lilás não sofrerá alteração. A operação será encerrada à 0h do dia 31 e reiniciada às 4h40 do dia 1º.

Nos primeiros dias de 2010, todas as linhas do Metrô funcionarão normalmente, nos horários habituais de operação. As frotas programadas para circular em todas as linhas serão equivalentes às utilizadas nos fins de semana.

Retorno do feriado de Ano Novo

Na segunda-feira, dia 4, o início da operação do Metrô volta a ser antecipada nas linhas 1,2 e 3. Nas Linhas 1-Azul e 3-Vermelha, os usuários poderão embarcar a partir das 4h00. Na Linha 2-Verde, a abertura das estações acontece às 4h30 e, na Linha 5-Lilás, às 4h40.

Trens

Segundo a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), neste mês de dezembro os trens estão operando com intervalos reduzidos nos horários de menor movimento nos dias úteis e aos finais de semana.

Na véspera de Natal (24) e véspera de Ano Novo (31), os trens terão intervalos reduzidos entre as 4h e as 19h30, conforme abaixo:

Linhas 7-Rubi (Luz-Francisco Morato) e 10-Turquesa (Luz-Rio Grande da Serra): redução do intervalo entre os trens de 12 para 10 minutos

Linha 8-Diamante (Júlio Prestes-Itapevi): redução do intervalo entre os trens de 10 para 9 minutos

Linha 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú): redução do intervalo entre os trens de 8 para 6 minutos

Linha 11-Coral (Guaianazes-Estudantes): redução do intervalo entre os trens de 10 para 9 minutos

Linha 12-Safira (Brás-Calmon Viana): redução do intervalo entre os trens de 12 para 10 minutos

Nos demais horários, o intervalo será como o habitual. As estações funcionam normalmente no dia 25.

Ônibus

Segundo a SPTrans, as linhas do sistema de transporte municipal operarão normalmente no dia 24 de dezembro, com 100% da frota. No dia 25 de dezembro, a frota será a correspondente aos domingos e feriados (50%). Já no dia 26 de dezembro será igual a de sábado (70%). 

Leia mais sobre: transportes

    Leia tudo sobre: metrôtransporte

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG