cerca de 200 estejam soterradas no local. Até o momento, http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2010/04/08/total+de+mortos+no+rio+chega+a+163+diz+defesa+civil+9452255.html target=_topmais de 160 pessoas morreram em razão das chuvas." / cerca de 200 estejam soterradas no local. Até o momento, http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2010/04/08/total+de+mortos+no+rio+chega+a+163+diz+defesa+civil+9452255.html target=_topmais de 160 pessoas morreram em razão das chuvas." /

Veja como estão os serviços no Rio de Janeiro nesta quinta-feira

A situação voltou a se complicar nesta quinta-feira no Estado do Rio de Janeiro. Por volta das 20h50 de quarta-feira, um novo deslizamento de terra atingiu pelo menos 50 casas no Morro do Bumba, em Niterói. O governo acredita que http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2010/04/08/cerca+de+200+pessoas+estao+soterradas+em+morro+bumba+em+niteroi+9452110.html target=_topcerca de 200 estejam soterradas no local. Até o momento, http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2010/04/08/total+de+mortos+no+rio+chega+a+163+diz+defesa+civil+9452255.html target=_topmais de 160 pessoas morreram em razão das chuvas.

iG São Paulo |


Arte iG

Veja como estão funcionando os principais serviços na capital fluminense:

Barcas

O mau tempo na cidade do Rio de Janeiro prejudica a operação das barcas . De acordo com a concessionária Barcas S.A., a linha Charitas-Praça XV está temporariamente suspensa. O trajeto dessa linha passa pela entrada da Baía de Guanabara e, no local, por causa da maré alta, há ondas de até três metros. Em virtude das condições marítimas, as operações foram paralisadas. As demais linhas, incluindo Niterói-Praça XV, operam normalmente, com intervalos regulares de 10 minutos.

Metrô

Segundo a concessionária Metrô Rio, a circulação das composições segue normal nas Linhas 1 e 2 e não há registro de incidentes. O intervalo entre os trens é de 6 minutos.

Trens

A concessionária SuperVia informa que a circulação de trens também está normal nesta quinta-feira em todos os ramais, com intervalos regulares entre as composições.

Trânsito

O trânsito segue bastante complicado no Rio de Janeiro. Um dos piores pontos para o motorista é na Linha Amarela, sentido Barra da Tijuca. De acordo com a concessionária Lamsa, há um longo congestionamento a partir da saída 1, na Freguesia. A retenção ainda é reflexo de um bolsão de água formado na Avenida Ayrton Senna, na altura da Vila do Pan.

Na Avenida Brasil, os motoristas encontram problemas na via na altura de Parada de Lucas, Ilha do Governador, Bonsucesso e de Manguinhos ao Caju. O panorama é o mesmo na Linha Vermelha, onde há lentidão próximo à Via Dutra, Rodovia Washington Luís e da Ilha do Fundão ao Caju.

Na Ponte Rio-Niterói, os motoristas devem redobrar a atenção. Chove na via e há retenções, no sentido Rio, no acesso ao Elevado da Perimetral. Na pista em direção à Niterói, o tráfego segue normal.

Rodovias

O nível da água ainda não baixou em muitos locais e o risco de novos deslizamentos de terra faz com que as principais estradas do Estado continuem com interdições parciais , de acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Há bloqueios na Rio Santos (BR-101-Sul), Washington Luiz (BR 040), Magé Manilha (BR 493) e na RJ 106.

Aeroportos

Os aeroportos Santos Dumont e Galeão operam normalmente nesta quinta-feira. De acordo com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), dos 47 voos previstos até as 10h, 3 (6,4%) tiveram atrasos superiores a uma hora e 1 (2,1%) foi cancelado no Santos Dumont. 

Já no Galeão, que chegou a operar com o auxílio de instrumentos por conta do mau tempo, não há registro de atrasos ou cancelamentos.

Energia Elétrica

A forte chuva que atingiu o Estado do Rio de Janeiro provocou graves danos à rede de distribuição de energia elétrica . Segundo informações das companhias de abastecimento, trechos das cidades de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Maricá, Araruama, Saquarema e Rio de Janeiro estão sem luz. Não há previsão para o reestabelecimento.

Educação

As aulas na rede municipal de ensino do Rio de Janeiro foram retomadas nesta quinta-feira após ficarem suspensas por dois dias em razão das fortes chuvas. De acordo com a Secretaria Municipal de Ensino, 1054 estabelecimentos, entre creches, escoals de ensino fundamental e médio, voltaram às atividades. Ao todo, mais de 650 mil pessoas são atendidas pela rede municipal.

A Secretaria de Educação diz que as aulas foram retomadas "para que os pais possam deixar seus filhos num ambiente seguro e, assim, trabalhar com tranquilidade". Na rede estadual de ensino e nas escolas particulares, as atividades funcionam normalmente.

Serviços públicos

Conforme a Prefeitura, os serviços públicos municipais estão funcionando normalmente nesta quinta-feira, nos horários habituais. Eles chegaram a ser interrompidos no começo da semana por conta das chuvas.


Dramas e relatos

Leia também:

Leia mais sobre: chuvas


    Leia tudo sobre: chuvasrio de janeiro

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG