Veja a programação para o feriado do Dia da Consciência Negra

O feriado do Dia da Consciência Negra, celebrado nesta quinta-feira, 20 de novembro, é marcado por comemorações em diversos pontos do Brasil.

Redação |

Acordo Ortográfico

Em São Paulo, a partir das 10h acontece a Marcha da Consciência Negra, que sai do vão livre do Museu de Arte de São Paulo (MASP), na Avenida Paulista, e segue até a Praça Ramos, no centro. No local, ocorrerá o lançamento da 1º Bienal do Livro Afro.

No Rio de Janeiro, a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) instalará na Praça XV, no centro da cidade, um monumento em homenagem a João Cândido, o Almirante Negro, que liderou a Revolta da Chibata de 1910.

A estátua, criada pelo artista plástico Walter Brito, foi instalada nos jardins do Museu da República, no Rio, e será deslocada para a Praça XV. A inauguração acontece às 18h30. No entanto, a celebração começa já no início da tarde, às 14h, com shows de Nelson Sargento, Noca da Portela, Dona Ivone Lara e Neguinho da Beija Flor.

O presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva, fará um discurso no evento às 19h, acompanhado do ministro da Igualdade Social, Edson Santos, e do filho de João Candido, o Candinho. O encerramento acontece às 19h30 com shows de João Bosco e Martinho da Vila.

Saiba sobre as comemorações entre outros locais do Brasil:

Bahia

Em Salvador, na capital baiana, acontece a 29º Marcha Zumbi dos Palmares, produzida pela Coordenação Nacional de Entidades Negras (CONEN). A caminhada sai às 15h da Praça do Campo Grande em direção à Praça Municipal.

Santa Catarina

O Dia da Consciência Negra terá atividades no largo da Alfândega, no centro de Florianópolis.

Minas Gerais

Em Belo Horizonte, a Fundação Municipal de Cultura preparou uma programação especial, que segue até o dia 26, com espetáculos, exibições de vídeos, exposições, debates e palestras. Os eventos acontecem nos seguintes locais: Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte, Centro Cultural Alto Vera Cruz, Centro Cultural Lindéia Regina, Centro Cultural São Bernardo, Centro Cultural Urucuia e Centro Cultural Vila Santa Rita. Mais informações pelo telefone: (31) 3224-3099.

    Leia tudo sobre: feriado

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG